28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

DAE instala pluviômetro na região das represas

Compartilhe essa notícia!

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste instalou, há duas semanas, um pluviômetro – instrumento meteorológico de medição de volume de chuva – nas dependências do Parque das Águas, na Represa De Cillo. Com o aparelho é possível acompanhar, diariamente, a quantidade de chuva que cai na região das represas.

Até o momento, os índices pluviométricos registrados pelo DAE eram medidos apenas através de outro pluviômetro instalado na Estação Elevatória Santa Alice, a Represinha, que se localiza em área urbana. As alterações climáticas vivenciadas ultimamente, com precipitações ocorrendo de forma aleatória em pontos distintos da cidade, e a necessidade de se ter um controle maior nas medições, principalmente a pluviosidade que ocorre nos mananciais, foi o que motivou o DAE a instalar o aparelho, permitindo uma aferição mais refinada das chuvas que contribuem para recuperação do manancial.

Além do Parque das Águas, o DAE tem a intenção de instalar pluviômetros nas represas Areia Branca e São Luiz, em pontos ainda a serem analisados. A instalação de uma estação meteorológica também faz parte dos planos da administração municipal, que estuda os procedimentos para a possível aquisição da central de dados de análise do tempo meteorológico. A área em estudo da provável instalação da estação poderá ser na parte interna da ETA (Estação de Tratamento de Água) IV, no Jardim Souza Queiroz.

A chuva que caiu na tarde desta terça-feira (20) e madrugada de quarta (21) foi o primeiro registro do novo pluviômetro do Parque das Águas. O aparelho registrou o índice de 1,4 milímetros de chuva medidos na região das represas, que efetivamente auxiliam na recuperação do manancial, e o pluviômetro instalado na Represinha registrou 7,9 milímetros, esse mede a chuva que cai na área urbana e que não contribui para o aumento do volume das represas. Por essas informações, visualiza-se a grande importância da utilização do aparelho na área das represas, uma vez que chuvas podem ocorrer na área urbana do município e não se formarem com a mesma intensidade sobre as represas, como mostrou os índices pluviométricos segundo os dois pontos de medição.

DAE/SBO

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!