28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

DAE inicia obra para tratar lodo da ETA II

Compartilhe essa notícia!

O sistema de tratamento da ETA (Estação de Tratamento de Água) II, na Vila Aparecida, passará a contar com um tanque de acúmulo de lodo. A obra começou nesta terça-feira (23) pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste, com projeto e mão de obra próprios. A função do tanque é separar o lodo que é gerado no processo de potabilização da água, tendo como destino final o descarte adequado em aterro sanitário específico, depois de tratado. A medida é mais uma estratégia para o combate às perdas de água e na preservação do meio ambiente.

O tanque terá a capacidade de reter um volume de 144 m³ do resíduo sólido (lodo), numa área de construção de 226,2 m², e passará a fazer parte do sistema de tratamento do lodo: a desidratação. No projeto, além do tanque, a estrutura contará também com a instalação de uma centrífuga.

O engenheiro e diretor de Gestão de Recursos Hídricos do DAE, Carlos Augusto dos Santos, disse que a obra é de extrema importância para a melhoria e a qualidade ambiental. “O destino apropriado desse lodo contribui muito para as questões ambientais, e uma delas é o reaproveitamento da água que retorna ao tratamento no momento do descarte do lodo ao tanque, consequentemente, ajudando a preservar nossos mananciais, principalmente em momentos como este de estiagem.”

O lodo é constituído de resíduos sólidos orgânicos e inorgânicos (argila e areia) proveniente da água bruta captada dos mananciais. Na ETA IV, no Souza Queiroz, esse processo de separação do lodo já atua desde 2010.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!