28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

DAE homologa obra de ampliação em elevatória de esgoto

Compartilhe essa notícia!

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste vai reforçar o sistema de afastamento do esgoto através da obra de ampliação da EEE (Estação elevatória de Esgoto) Conceição, localizada no bairro de mesmo nome. A melhoria conta com investimento de R$ 3.243.878,20 entre recursos do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – o Fehidro -, e contrapartida da autarquia barbarense.

A obra consiste na aquisição de um equipamento que atuará no gradeamento do esgoto bruto; na instalação de uma nova linha de recalque que terá a função de afastar o efluente para ser tratado na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Toledos I, que também se localiza no Jardim Conceição, permitindo assim aumentar a capacidade de vazão do esgoto coletado nos interceptores para a ETE, e, por fim, na reforma civil do prédio para adequação dos equipamentos.

“A ampliação da elevatória de esgoto do Jardim Conceição é uma obra importante para darmos continuidade nos melhoramentos com relação ao tratamento de esgoto em nossa cidade”, comentou o diretor-superintendente do DAE, Rafael Piovezan. “Essa obra permitirá ampliarmos o volume bombeado para a Estação de Tratamento Toledos I, que também passa por ampliação de sua capacidade. Com mais esta obra, nos próximos 36 meses, teremos diversos investimentos que buscam a melhoria dos sistemas de abastecimento de água e na coleta, afastamento e tratamento de esgoto em nossa cidade”, finalizou.

A medida garante o bom andamento das funções da elevatória e a eficiência no atendimento nas futuras demandas. A Estação Elevatória de Esgoto Conceição recalca cerca de 170 l/s (litros por segundo) de esgoto para a ETE Toledos I, que já projeta um aumento na sua capacidade de tratamento com as obras em andamento dos três novos tanques flotadores.

 

DAE/SBO

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!