RMC

DAE finaliza obra de enrocamento no Rio Piracicaba

O Departamento de Água e Esgoto, DAE, de Americana finalizou hoje, 10/02, as obras de enrocamento no Rio Piracicaba, cujo objetivo é elevar o nível do rio no ponto da captação possibilitando a sucção pelas bombas. A medida foi uma das alternativas para que o abastecimento não fosse, de pronto, prejudicado devido ao calor excessivo e falta de chuvas.

 

O procedimento foi realizado com sucesso e já é possível visualizar que o nível do rio subiu para seis metros. Na última quinta-feira, o nível no ponto da captação estava em 5,5m prejudicando a captação e colocando em risco o funcionamento das bombas responsáveis pelo processo.

 

A Polícia Militar Ambiental realizou, nesta manhã, uma vistoria no local para averiguar se o método de enrocamento estava dentro das normas ambientais. A diretora geral do DAE, Claudete Alves Pereira, o diretor técnico Rumoaldo José Kokol, e o chefe da Divisão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente do DAE, acompanharam a vistoria.

 

De acordo com Claudete, a captação está operando com todas as bombas e o abastecimento voltou a funcionar em sua capacidade máxima, porém o consumo está acontecendo muito rápido, devido ao calor de mais de 35º. “Precisamos que a população colabore também, não desperdiçando água. Esse apelo vem sendo feito por todos os órgãos públicos e gestores. A seca em plena época de chuva está generalizada, uma questão séria em âmbito nacional que afeta muito a nossa região”, diz.

 

Vistoria Córrego Olho d’Água

DAE finaliza obra de enrocamento no Rio Piracicaba (3)A Polícia Militar Ambiental também realizou uma vistoria no Córrego Olho d’Água, onde, na última quinta feira, durante obras do loteamento Fazenda Santa Lúcia, foi quebrada uma rede de esgoto do DAE. A autarquia notificou o empreendedor que, prontamente, providenciou o reparo. A Estação de Tratamento de Esgoto da Praia Azul foi paralisada durante o conserto e voltou a operar assim que o reparo foi concluído. O 1º sargento da Polícia Ambiental, Bertuolo, constatou que a rede rompida já foi reparada pelo loteador e que não existe mais nenhuma contaminação na Represa Salto Grande por esse motivo.

 

 

Fotos: Kelen Bueno/DAE

 

 

Unidade de Imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br