19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

DAE encontra entulho em rede de esgoto

Compartilhe essa notícia!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em um trabalho de manutenção preventiva, o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da equipe de manutenção de esgoto, retirou uma quantia de entulhos de dentro de um poço de visita (PV), localizado no cruzamento das ruas Santa Bárbara com João Lino, no Centro. Os materiais, como estopas, fios de cobre, pedaço de mangueira, pedras e um cabo de vassoura estavam obstruindo a passagem do efluente doméstico pelo poço e ocasionando problemas de entupimentos naquela rede coletora.

Diariamente, as equipes operacionais da autarquia realizam manutenções preventivas nas redes coletoras de esgotos em todo o município, que possui cerca de 9.000 PVs espalhados pelos bairros. A medida consiste em manter o fluxo normal do efluente e, assim, evitar transtornos como entupimentos e até o retorno do esgoto em residências que, ainda, não possuem a caixa de inspeção – importante dispositivo instalado na calçada que evita o retorno de dejetos para dentro do imóvel, principalmente nos dias de chuvas fortes, o modelo da caixa padrão pode ser encontrado no site do DAE, pelo link: Serviços/Documentos, ou retirado no setor de Atendimento, na Rua José Bonifácio, 400, Centro.

Em meio às ações de prevenção e limpeza da rede coletora de esgotos funcionários se deparam com este tipo de degradação e, em certos casos, de vandalismos com o patrimônio público, onde entulhos provenientes de resíduos da construção civil já foram encontrados jogados dentro de um poço de visita, danificando boa parte da rede.

O mau uso do esgoto por parte de algumas pessoas que insistem em jogar no vaso sanitário materiais como preservativos e fraldas descartáveis também são presenciados pelos servidores nas execuções das tarefas. Outro agravante, que traz prejuízos tanto para a autarquia como para o consumidor com entupimentos, é a interligação da água de chuva (ralos) na rede de esgoto da residência, irregularidade que sobrecarrega a tubulação.

Diante destes descasos, o DAE pede a população para que faça o uso correto da rede coletora de esgoto, seja para as residências, comércios e indústrias, e alerta para que nos casos de vazamentos ou entupimentos presenciados em alguns desses pontos de PVs o reparo pode ser solicitado através do setor de Call Center da autarquia, pelos telefones 0800-770-3459 ou 3459-5910.

Foto: Divulgação
DAE/SBO

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!