Santa Bárbara d´Oeste

DAE e Bombeiro discutem ações para coibir acidentes em represas e lagoas

O vice-prefeito e diretor-superintendente do Departamento de Água e Esgoto de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, participou de uma reunião no início deste mês, dia 2, no novo posto do Corpo de Bombeiros do município, que fica na Avenida Prefeito Isaias H. Romano, Jardim Souza Queiroz, a convite do comandante da corporação, o capitão Bruno Gobbo, que na ocasião manifestou interesse numa parceria com a autarquia em intensificar campanhas prevencionistas a fim de alertar a população quanto aos riscos de acidentes em adentrar nas áreas de matas, represas e lagoas existentes na cidade.

 

O capitão dos Bombeiros demonstrou preocupação com a probabilidade de aumento com afogamentos no verão e demais sinistros que podem ocorrer quando pessoas sem a devida segurança invadem essas áreas na busca de lazer e sofrem ferimentos ao contato com animais que habitam as matas ciliares e o entorno de lagoas.

 

Na oportunidade, Piovezan, que possui Doutorado em Zoologia, especificou ao comandante a diversidade da população de animais e insetos nesses locais e considerou válida a iniciativa para a preservação da vida humana e, também, das matas ciliares, que têm papel fundamental na proteção dos mananciais.

 

“As pessoas devem evitar circular nessas áreas sem orientações. Além da presença de cobras e aranhas, que são animais potencialmente perigosos, há uma grande quantidade de carrapatos que parasitam os animais silvestres existente nessas áreas”, explicou Piovezan. “Entre os ácaros mais importantes, certamente o conhecido carrapato estrela (Amblyomma cajennense) é o que demanda maior atenção, pois esse parasita é o transmissor da bactéria causadora da febre maculosa, que é uma doença potencialmente letal. O DAE já realiza um trabalho nesse sentido por meio de placas instaladas em diferentes pontos das matas ciliares de sua responsabilidade, bem como alertando sobre a prática de natação nas represas e nas diversas lagoas espalhadas no município”, completou.

 

“Estamos em pleno verão, e esse é um período que as pessoas buscam uma maneira de se divertir e se banharem nas represas e lagos, mas sabemos que esses lugares não são apropriados, não possuem estrutura adequada para essa prática, como a presença de guarda-vidas por exemplo”, comentou o capitão Gobbo. “Nessa situação de risco acontecem os afogamentos que, invariavelmente, levam as pessoas a óbito. Além disso, tem o caso de saúde pública, com a exposição desnecessária das pessoas nos locais que são o habitat de animais peçonhentos ou que podem veicular agentes infecciosos. O que propomos junto ao DAE de Santa Bárbara é uma parceria para reforçar as orientações às pessoas, para que não frequentem esses espaços”, finalizou.

 

Rafael Piovezan esteve acompanhado do diretor de Recursos Hídricos do DAE, o engenheiro Carlos Augusto dos Santos, onde participaram de um almoço no local oferecido pelo comandante do Corpo de Bombeiros, juntamente com outros militares integrantes da corporação que estavam presentes.

 

 

DAE/SBO

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br