24Horas Santa Bárbara d´Oeste

DAE de Americana recebe quase 400 denúncias de moradores por desperdício de água

Equipes nas ruas realizam trabalho de conscientização junto aos moradores

 

 

O Departamento de Água e Esgoto, DAE, de Americana, começou ontem, 13/02, mais uma campanha efetiva de conscientização quanto ao uso racional da água. A ideia surgiu após constatar o número de pessoas que ligaram no Serviço de Atendimento ao Consumidor, SAC, para denunciar vizinhos ou pessoas que estão desperdiçando água. Do dia 31/01 até 12/02, o SAC registrou quase 400 ligações.

 

DAE recebe quase 400 denúncias de moradores por desperdício de águaDuas equipes formadas por estagiários e um supervisor vão até o endereço denunciado e abordam os moradores com um panfleto explicativo, com dados e dicas sobre economia de água, além de uma carta da diretora geral do DAE, Claudete Alves Pereira, solicitando a colaboração da população. “As equipes farão uma abordagem simples, apenas entregando o material pedindo que colaborem com o estado crítico de seca pelo qual estamos passando, pois estamos no limite da captação, e o volume captado está sendo consumido imediatamente”, ressalta.

 

Segundo Luiz Ravagnani, chefe de seção de segurança e saúde no trabalho, que coordena a equipe de conscientização, nos endereços visitados ontem nos bairros Antonio Zanaga, Jaguari, Jardim Brasil, Vale das Nogueiras, São Vito, Jardim América e Jardim Nossa Senhora Aparecida não houve resistência ao receber os agentes e os moradores acharam ótimo o trabalho de conscientização e disseram que pretendem colaborar.

 

Durante o trajeto, a equipe constatou cinco pessoas lavando a calçada com a mangueira e aproveitaram para abordar e entregar o material.

 

Apesar de não parecer, a participação da população na economia significa muito para o montante distribuído, além de significar uma economia também nas contas de água.

 

Outro alerta do DAE é para os pequenos vazamentos internos, que na maioria das vezes passam despercebidos, sejam consertados pelos moradores. De acordo com Rumoaldo José Kokol, diretor técnico do DAE, uma torneira que não fecha direito e fica pingando constantemente pode chegar a perder cerca de 30 metros cúbicos por mês, ou seja, 30 mil litros de água desperdiçada.  “Parece pouco, mas somando as casas que possuem esse tipo de vazamentos em torneiras de pia, chuveiros, é muita água e, em época de estiagem, isso faz muita diferença”, explica.

 

Segundo ele, o ideal é que uma vez ao ano, as “borrachinhas” das torneiras sejam trocadas. “Com o tempo, as borrachinhas vão alargando, fazendo com que comece a pingar água. É uma medida muito simples e barata, que traz um benefício e economia ao final do mês, na conta de água”, explica.

 

 

Fotos: Kelen Bueno/Prefeitura de Americana

 

 

Unidade de Imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br