28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

CZZ realiza 120 mil atendimentos no primeiro trimestre

Compartilhe essa notícia!

Ações de combate à dengue foram priorizadas no período

As ações de combate à dengue em Santa Bárbara d’Oeste seguiram sem interrupções desde o ano passado. No primeiro trimestre deste ano os trabalhos intersetoriais, voltados para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, foram intensificados por diversas secretarias da Prefeitura. O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), órgão vinculado a Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, registrou no período mais de 120 mil atendimentos, sendo 24,5 mil ações de vigilância e controle de criadouros, 20 mil visitas de arrastão de retirada de criadouros, 13,6 mil nebulizações, 4 mil visitas para o índice de breteau, que registra o índice de infestação, e 224 visitas em pontos estratégicos – iniciativas relacionadas no controle da doença- além de outros trabalhos.

Entre as ações realizadas pelo setor, o coordenador do CCZ, Alexandre Visockas, destacou que as medidas tomadas pela Prefeitura são preconizadas pelo Ministério da Saúde. Uma delas foi à implantação de “armadilhas” para monitoramento quanto à presença e infestação do mosquito vetor da dengue, iniciada em setembro de 2014, que contribuiu para a queda de 80% dos casos positivos na cidade no primeiro trimestre em comparação do mesmo período do ano passado.

“Desta forma, esta ferramenta, barata e baseada em informações técnicas de distribuição espacial, têm o potencial de prevenir a transmissão viral ao invés de impedir o aumento da transmissão, como fazem os programas tradicionais de combate à dengue, que disparam as ações de vigilância e controle com base em notificações de casos suspeitos e confirmados”, explicou Visockas.

Durante o ano o setor segue com ações de visitas casa a casa, bloqueio, nebulização e bloqueio e controle de criadouros, retirada de criadouros, ações de informação, educação e comunicação, visitas a Pontos Estratégicos e Imóveis Especiais, além do programa de monitoramento de mosquitos.

Armadilha

Intitulado “Programa de monitoramento de mosquitos para prevenção e controle da dengue”, a ferramenta inovadora para a prevenção da dengue trata-se de ação simultânea em toda a área urbana da cidade com o uso de ovitrampas (armadilhas para detecção de ovos de mosquitos) com o objetivo de prevenir a transmissão da doença no município.

Sendo assim, uma vez detectados ovos de mosquitos do gênero Aedes (mosquitos vetores da dengue, febre amarela e da febre Chikungunya) nas ovitrampas, e identificados altos índices de infestação para determinada região do município, as ações de vigilância e controle de mosquitos são desencadeadas nessas áreas, dada a maior probabilidade de transmissão viral. Desta forma, o monitoramento aponta semanalmente quais são as áreas prioritárias para o controle da dengue no município.

Balanço

Nos três primeiros meses de 2015 o setor realizou ainda 586 ações de controle de pragas urbana/animais sinantrópicos, 189 ações de controle de animais peçonhentos, 121 solicitações de castração, 97 cães e gatos vacinados contra a raiva e 83 visitas recebidas no canil. No período também foram atendidas mais de 450 ligações com as mais diversas solicitações inerentes ao setor, realizadas palestras, capacitações e distribuição de materiais informativos de orientação aos alunos da rede municipal, profissionais da saúde e munícipes atendidos, sobre os mais variados temas relacionados ao controle de zoonoses. O CCZ está localizado na Estrada da Cachoeira, 1.365, no bairro São Joaquim. O telefone de atendimento ao munícipe é o (19) 3454-4020.

Foto: Divulgação

Assessoria de Imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!