24Horas Santa Bárbara d´Oeste

Cultura revela personagens principais do 17ª Via Crucis de S. Bárbara

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, revelou nesta quinta-feira (23) o elenco protagonista da 17ª edição do Via Crucis – A Paixão de Cristo de Santa Bárbara d’Oeste, em coletiva à imprensa, realizada no Anfiteatro Municipal Detinha Dagnoni. A próxima fase é de criação das cenas. Em sequência, será feita a gravação das falas. O espetáculo será apresentado nos dias 11 a 13 de abril e 17 a 19 de abril, sempre às 20 horas, no CSU (Centro Social Urbano). A expectativa, segundo os organizadores, é de 28 mil pessoas nas duas semanas de evento.

 

O secretário de Governo, Rodrigo Maiello, ressaltou que a Prefeitura não mediará esforços para auxiliar na produção do espetáculo. “É um evento que as pessoas aguardam o ano todo e muitas vêm até de outra cidade para assisti-lo. A Administração Municipal sempre presta o apoio necessário a todo elenco. Esse ano não será diferente, iremos dar suporte e suprir todas as demandas da iniciativa. O Via Crucis foi abraçado pelo prefeito já nas reuniões de transição de governo e conseguiu visibilidade no ano passado com recorde de público de 24 mil pessoas”, frisou.

 

Para as definições, foram realizadas várias oficinas, ministradas por Almir Pugina, coordenador do projeto, Otávio Delaneza, diretor artístico e Lays Ramires, assistente de direção. “Foram oficinas positivas onde pudemos fazer jogos teatrais. Como sempre foi feito, iremos seguir um cronograma de cenas. A criação das cenas será todas as segundas, quartas, sextas-feiras e domingos. Os domingos serão usados para as cenas em massa”, comentou Delaneza. “Manteremos as músicas autorais, porém estamos pensando em diminui-las nesta edição para que não fique cansativo ao público. Pensando sempre em criar um elo entre a plateia e personagens”, completou.

Coletiva Via Crucis 01 - imprensa

Este ano, o espetáculo foi ampliado para seis dias, dividido em duas semanas do mês de abril. “As pessoas que costumam viajar no feriado terão a possibilidade de assistir ao espetáculo no final de semana anterior à Semana Santa. Outra intenção dos organizadores com a mudança no calendário é fracionar o público visando à diminuição da quantidade de pessoas que vão assistir ao espetáculo na Sexta Feira Santa”, informou o coordenador geral, Almir Pugina.

 

Pelo segundo ano consecutivo, os atores Bruno Bortolucci e Driale Feliciano interpretarão os personagens Jesus de Nazaré e Maria Madalena, respectivamente. Já Ana Paula Moreno Evangelista dará vida novamente a Maria de Nazaré, personagem que havia sido em 2012. “Viver o protagonista da história pela segunda vez é ainda mais desafiador. Meu principal objetivo continua sendo emocionar o público e mostrar o lado humano de Jesus”, destacou Bortolucci.

 

Alguns dos protagonistas serão vividos por atores que estreiam no espetáculo. É o caso de Gregory Davi de Souza, que viverá Herodes, o rei da Judéia, Dany Isaac Dylan, como Herodíades e Renata Hortense, a Salomé. “Sempre gostei de teatro e quis saber como era o espetáculo, principalmente por causa do trabalho em grupo. Será uma alegria interpretar Herodes”, comentou Souza.

 

Os demais protagonistas desta edição serão interpretados por Fábio Gomes da Silva (Anás), Diego Castro Helleno (Caifás), Marlon Alessandro Pizol (Judas Iscariotes), Lucas Vezzani (Pôncio Pilatos), Shaeny Gomes da Costa (Cláudia, esposa de Pilatos), Marcos Estevan Franco da Silva (João Batista), Meire dos Santos de Oliveira Antônio (Samaritana) e Doiane Caetano (Barrabás). O elenco coadjuvante também foi contemplado com personagens.

 

Os interessados em participar do espetáculo ainda podem se dirigir ao Teatro Municipal Manoel Lyra, localizado na Rua João XXIII, 61, Centro, para fazer as inscrições nos dias e horários dos ensaios, que ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19 às 21h30 e aos domingos, das 9 às 13 horas. O evento é uma realização da Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e tem produção cultural da 3Marias. O Projeto Via Crucis é realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo através do ProAC (Programação de Ação Cultural).

 

CURRÍCULO DOS PROTAGONISTAS

 

Ator: Bruno Bortolucci, 27 anos

 

Personagem: Jesus de Nazaré

 

Atuou em cias de teatro amador de Santa Barbara d’Oeste. Participa do Via Crucis há oito anos e já interpretou Judas, Herodes Antipas, Sumo Sacerdote Anás, Satanás. Também atua na caracterização (cabelo e maquiagem) dos demais personagens. Em 2014, viverá o protagonista da Paixão de Cristo pelo segundo ano consecutivo.

 

Atriz: Ana Paula Moreno Evangelista, 22 anos

 

Personagem: Maria de Nazaré

 

Começou a fazer teatro em 2008, através das oficinas ministradas pela Secretaria de Cultura e Turismo de Santa Bárbara d’Oeste. No mesmo ano, passou a integrar a Cia Elenco de Teatro e participou dos espetáculos “Auto da Camisinha” e “Caravana da Ilusão”. Estreou no Via Crucis em 2009 e já viveu personagens de destaque, como Maria Madalena e Satanás. Neste ano, será novamente Maria de Nazaré – a mãe de Jesus -, personagem que já havia interpretado em 2012.

 

Atriz: Driale Feliciano, 25 anos

 

Personagem: Maria Madalena

 

Iniciou no teatro estudantil, atuando em projetos como Fetesb e Verso Vivo. Desde 2005 integra o Grupo de Teatro Travessia. Participa do Via Crucis há seis anos e já interpretou Satanás, Marta, Herodíades, Lia e Maria Madalena – personagem que viverá pelo segundo ano consecutivo, em 2014. É membro da comissão de produção do espetáculo.

 

Ator: Marlon Alessandro Pizol, 24 anos

 

Personagem: Judas Iscariotes

 

Participou de espetáculos e festivais estudantis como ator, figurinista e diretor. Estreiou no Via Crucis em 2008 e já viveu vários personagens. É membro do grupo Travessia desde 2006 e integra a comissão de produção do Via Crucis, sendo um dos responsáveis pela criação de figurinos para o projeto.

 

Ator: Aquiles Alexandre, 25 anos

 

Personagem: Apóstolo Pedro

 

Integra a Companhia teatral Ello d’Arte, de Santa Barbara d’Oeste. Participa do Via Crucis há 12 anos e entre os personagens de destaque, interpretou João Batista e o rei Herodes Antipas. Nesta edição, viverá o apóstolo Pedro.

 

Ator: Gregory Davi, 22 anos

 

Personagem: Herodes

 

O intérprete do rei Herodes é o ator Gregory Davi, que há 10 anos atua em espetáculos estudantis na cidade. Entre os anos de 2010 e 2012, dirigiu as montagens do Verso Vivo na Escola Dirceu Dias Carneiro. Esta será sua estreia no Via Crucis.

 

Atriz: Dany Dylan, 29 anos

 

Personagem: Herodíades

 

Dany Dylan volta aos palcos para viver a rainha Herodíades, esposa de Herodes, após uma pausa de 10 anos em sua carreira artística. Apaixonada pelas oficinas teatrais, a atriz já realizou workshops com o diretor Vitor Branco e participou dos espetáculos “Minha vida, meu passado”, integrante do Mapa Cultural de Sorocaba, em 2000 e “O mundo mágico do cinema”, em 2004 – seu mais recente trabalho, até então. Fará sua estreia no Via Crucis, em 2014.

 

Atriz: Renata Hortense, 23 anos

 

Personagem: Salomé

 

Estreia no Via Crucis e dará vida à personagem Salomé. Com curta experiência em teatro, atuou na montagem “Léo não pode mudar o mundo”, realizada no Fábrica das Artes, quando viveu a personagem “Nina”, em dezembro de 2013.

 

Ator: Lucas Vezzani, 23 anos

 

Personagem: Pôncio Pilatos

 

Estreou no teatro há 10 anos, através do Fetesb (festival estudantil) e há oito anos participa do Via Crucis. Já deu vida a vários apóstolos e soldados. Em 2014, interpretará Pôncio Pilatos pela primeira vez. É um dos responsáveis pela caracterização dos personagens (cabelo e maquiagem) há quatro edições.

 

Atriz: Shaeny Gomes da Costa, 22 anos

 

Personagem: Cláudia

Participou de oficinas de teatro entre os anos de 2003 e 2007 e já se apresentou em festivais na cidade e na região. Entrou para o elenco do Via Crucis em 2007 e, entre os personagens de destaque, viveu Salomé, em 2012.

 

Ator: Marcos Estevan, 27 anos

 

Personagem: João Batista

 

Apesar de acompanhar espetáculos teatrais por causa do irmão, o publicitário Marcos Estevan nunca havia participado de uma montagem até estrear no Via Crucis de 2012, quando interpretou o apóstolo Pedro. Em 2014, ele retorna à peça para viver João Batista.

 

Ator: Diego Castro Helleno, 25 anos

 

Personagem: Caifás

 

Começou no teatro estudantil e participou de festivais e oficinas. Participa pela sétima vez do Via Crucis e já viveu personagens de destaque, como Pôncio Pilatos e Judas Iscariotes. Em 2014, será Caifás, chefe da Corte Suprema do Sinédrio.

 

Ator: Fábio Gomes, 25 anos

 

Personagem: Anás

 

É ator profissional e já participou de filmes, comerciais, seriados e espetáculos. Integra o Via Crucis desde 2011 e, entre os protagonistas, já viveu os apóstolos Judas Iscariotes e Pedro.

 

Atriz: Meire dos Santos de Oliveira Antônio, 29 anos

 

Personagem: Samaritana

 

Participa do Via Crucis desde 2000. Entre os personagens de destaque, já interpretou Herodíades e Salomé. Nesta edição, viverá a Samaritana.

 

Ator: Doiane Caetano, 27 anos

 

Personagem: Barrabás

 

Há nove anos participa do espetáculo Via Crucis, no qual já interpretou os personagens Judas, Anás, o rei mago Baltazar, apóstolo Tomé, entre outros. Participou das oficinas de teatro da cidade e do Grupo Cia Elenco de Teatro. Atualmente integra o Grupo de Teatro Travessia de Santa Bárbara d’Oeste.

 

Coordenação do projeto

 

Almir Pugina, 46 anos

 

Artista da área de Artes Cênicas a mais de 25 anos. Atua como ator, diretor, dramaturgo e produtor. Coordena eventos como Mostra Municipal de Teatro “Santa Bárbara em  Cena”, Concurso de Declamação de Poesias “Verso Vivo”, FETESB –e Prêmio Manoel Lyra – Festival Estadual de Teatro, além de ministrar aulas da Oficina de Teatro de Santa Bárbara d´Oeste desde 2002. Desde 2005, é diretor geral do espetáculo Via Crucis.

 

Otávio Delaneza, 34 anos

 

É ator, diretor e arte-educador, formado pela Escola de Teatro Ewerton de Castro e cursa atualmente licenciatura em Artes Visuais. Atuou em diversos espetáculos, como Senhora dos afogados, Godspeal e Quando as máquinas param. É diretor responsável pelo grupo Di Atus na cidade de Santa Barbara d´Oeste. Atuou por três anos no Via Crucis como ator, desempenhando o papel de Fariseu, Herodes e Satanás. Será diretor artístico da peça pelo

segundo ano consecutivo.

 

Assistente de direção

 

Lays Ramires, 24 anos

 

Formada pelo Conservatório Carlos Gomes, de Campinas. Integrante do Grupo Di Atus de Teatro (Santa Bárbara d’Oeste). Fundadora e mantenedora da Companhia Arte-Móvel de Teatro (Americana). Também desenvolve pesquisa no campo da iluminação cênica. Seu trabalho mais recente como atriz é o espetáculo “O Broto”, realizado pelo Grupo Di Atus, com direção de Otávio Delaneza. Está no Via Crucis desde 2007 e já deu vida à Maria de Nazaré. Desde 2012, assina a iluminação do espetáculo, bem como a assistência de direção, funções que se repetirão nesta edição.

 

Assessoria de Imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.