28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Cuíca e Carnaval

Compartilhe essa notícia!

Tempo de carnaval, tempo de diversão, de tambores, tamborins, pandeiros e cuícas.

Mas, vocês sabiam que cuícas, além de instrumentos musicais, são também animais encontrados nas florestas brasileiras?

Dizem alguns cuiqueiros, que o termo cuíca está relacionado ao animal de mesmo nome. Afirmam que o som emitido pelo instrumento quando tocado em notas mais agudas é parecido ao produzido pela cuíca.

Confundidas com ratos, verdade é que cuícas não são roedores, mas pequenos marsupiais que vivem em regiões da América do Sul. Algumas espécies são endêmicas do Brasil (só vivem aqui), moradoras principalmente de áreas da Mata Atlântica.

As cuícas pertencem à família dos Didelphidae, animais marsupiais (lembram-se do canguru?), conhecidos por terem uma bolsa onde abrigam seus filhotes. São parentes dos gambás, mas sem o cheiro (ou mau cheiro) deles.

7374835170_c43f45c790_z

Cuíca-lanosa (Caluromys lanatus), por World Land Trust (CC SA-NC 2.0)

Alimentam-se de insetos, aracnídeos, frutas, flores e pequenos vertebrados. São importantes dispersores de sementes garantindo a preservação das áreas florestais.

Algumas espécies de cuícas encontram-se ameaçadas ou quase ameaçadas de extinção no estado de São Paulo, em razão do desmatamento e da fragmentação de seu habitat natural.

Proteger e fiscalizar áreas contínuas de florestas aliadas à conscientização ambiental são medidas para a conservação dessas e de outras espécies da nossa fauna.

800px-Vieraugen-Opossum_(Metachirus_nudicaudatus)

Cuíca-cauda-de-rato (Metachirus nudicaudatus), por Haplochromis (CC BY-SA 3.0)

Secretaria de Meio Ambiente de SP

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!