Esportes

Cuca estreia com derrota pela quinta vez desde 2003: veja o histórico


Cuca estreia no comando do Palmeiras
(Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação)

Cuca estreou nesta quinta-feira (17) no comando do Palmeiras. No Uruguai, o time alviverde foi derrotado pelo Nacional pela quarta rodada da Taça Libertadores da América. Foi a quinta derrota em estreias do técnico, que até então tinha 50% de vitórias em suas estreias desde 2003.

O treinador ganhou notoriedade ao fazer uma grande campanha no comando do Goiás, quando em 2003 classificou o clube goiano para a Copa Sul-Americana de 2004. Naquela temporada, porém, Cuca estreou com uma derrota para o Cruzeiro (MG), na partida de volta da semifinal da Copa do Brasil. O time esmeraldino só engrenou no segundo turno do Brasileirão, deixou a zona de rebaixamento e terminou em nono lugar, garantindo lugar na Sul-Americana.

O bom trabalho fez com que ele fosse para o São Paulo. No tricolor do Morumbi, Cuca estreou com empate sem gols contra Ponte Preta, na estreia do Estadual de 2004. Ele formou a base do São Paulo que conquistaria o Paulista, a Libertadores e o Mundial no ano seguinte, mas saiu antes do término da temporada e assumiu o Grêmio (RS); No time gaúcho estreou com outro empate pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Após passar pelo seu estado natal, Cuca tentou a sorte no Rio de Janeiro. Ele estreou no comando do Flamengo com mais um empate, mas desta vez, pela Copa do Brasil, contra o Ríver (PI). Em 2005, Cuca ainda treinaria mais dois clubes. Pelo Coritiba, o técnico estreou com vitória de 1 a 0 no Brasileiro, justamente contra o Palmeiras. Após saída do clube paranaense, o treinador assumiu o São Caetano e perdeu por 3 a 1, para o Juventude (RS), na sua primeira partida no time do ABC. Ao término do campeonato, porém, conseguiu tirar o time da zona de rebaixamento.

No ano de 2006, Cuca foi comandar o Botafogo (RJ). Seu primeiro jogo foi um clássico, contra o Vasco da Gama (RJ) e início com o pé direito: goleada por 4 a 1 contra o rival carioca. Em 2008, Cuca voltou para São Paulo e assumiu o Santos. A estreia foi com derrota para o Vitória (BA), por 1 a 0, pelo Campeonato Brasileiro.

Após o período no Santos, Cuca voltou ao futebol carioca.Na temporada 2008, quando comandava o Fluminense, conquistou uma vitória por 1 a 0, contra o Atlético Mineiro em sua estreia. No ano seguinte, o comandante voltou ao Flamengo e estreou com vitória, por 1 a 0, contra o Friburguense, pelo Campeonato Carioca. Ainda em 2009, Cuca saiu da Gávea e voltou para as Laranjeiras. Pela terceira vez seguida iniciou com uma vitória – 1 a 0, novamente contra o Atlético Mineiro.

Após o período no Rio de Janeiro, Cuca foi para Minas Gerais. No comando do Cruzeiro (MG), em 2010, novo triunfo na estreia, com vitória pelo placar mínimo diante do Goiás, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após deixar o Cruzeiro, Cuca foi para o arquirival Atlético, naquele que é considerado seu melhor trabalho. A estreia, porém, foi a pior da história do treinador desde 2003: derrota por 3 a 0 para o Coritiba de Marcelo Oliveira, técnico que Cuca substituiu no Palmeiras.

Campeão da Libertadores 2013, Cuca não conseguiu levar o Atlético para a final do Mundial e deixou o time mineiro para dirigir o Shandong Luneng, o comandante estreou com uma vitória por 1 a 0 sobre o Harbin Teng.

Após duas temporadas na Ásia, Cuca retornou ao Brasil e acertou com o Palmeiras. A estreia foi com a derrota para o Nacional (URU). Agora, Cuca e o Palmeiras terão que ganhar os dois jogos que restam na fase de grupos para avançar para as fases decisivas da Libertadores.

Confira as estreias de Cuca desde 2003:

Goiás – 2003 – 1×2 para o Cruzeiro – Semifinal da Copa do Brasil
São Paulo – 2004 – 0x0 Ponte Preta – estreia no Paulista
Grêmio – 2004 – 1×1 Paysandu – 30ª rodada no Brasileiro
Flamengo – 2005 – 1×1 Ríver (PI) – estreia na Copa do Brasil
Coritiba – 2005 – 1×0 Palmeiras – 3ª rodada do Brasileiro
São Caetano – 2005 – 1×3 Juventude (RS) – 38ª rodada do Brasileiro
Boafogo – 2006 – 4×1 Vasco – 7ª rodada do Brasileiro
Santos – 2008 – 0x1 Vitória (BA) – 5ª rodada do Brasileiro
Fluminense – 2008 – 1×0 Atlético Mineiro – 20ª rodada do Brasileiro
Flamengo – 2009 – 1×0 Friburguense – 1ª rodada do Campeonato Carioca
Cruzeiro – 2010 – 1×0 Goiás – 9ª rodada do Campeonato Brasileiro
Atlético Mineiro – 2011 – 0x3 contra o Coritiba – 16ª rodada do Brasileiro
Shandong Luneng (CHI) – 2014 – 1×0 Harg Teng – Campeonato Chinês
Palmeiras – 2016: 0x1 Nacional (URU) – Copa Libertadores

 

FPF

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br