19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Criada Frente Parlamentar de Habitação em Limeira

Compartilhe essa notícia!

Colegiado tem prerrogativa para tentar amenizar distorções em déficit habitacional  

 

Na sessão ordinária desta segunda-feira, 17, foi aprovado o Projeto de Resolução 24/2016, de autoria do vereador Jorge de Freitas (PEN), que institui uma frente parlamentar de habitação na Câmara Municipal de Limeira. O colegiado será composto por oito vereadores que assumem, entre os compromissos, o papel de estreitar o diálogo entre o Legislativo e a sociedade sobre políticas de apoio à moradia.

 

A Frente Parlamentar da Habitação em Apoio e Defesa das Pessoas Cadastradas nos Programas Habitacionais tem ainda a função de impulsionar as ações destinadas à criação de imóveis populares. Um dos itens do projeto prevê que os vereadores acompanhem de perto o cumprimento da legislação existente, em especial nas eventuais situações como aquelas em que um imóvel, oriundo de política habitacional, não é ocupado no prazo de 30 dias, conforme leis federal e municipal.

 

Também serão avaliados pelos parlamentares os casos em que os cidadãos são levados a alugar, vender ou ceder a unidade em que moram sem complacência do poder público. “A finalidade é colocar o Poder Legislativo mais perto de situações que representam um entrave nos programas habitacionais. Ouvir e estar junto às pessoas que de fato carecem e clamam por uma moradia é o nosso principal objetivo”, justifica Jorge de Freitas.

 

O texto do Projeto de Resolução aponta que 50% das famílias que moram de aluguel pagam preço mensal acima do valor do salário mínimo. Os lotes ou terrenos que são comercializados à população mais necessitada ou de baixa renda custam em média valor superior a 100 salários mínimos. Outro cenário levantado pela Câmara é que cerca de 15 mil inscrições foram atualizadas nos últimos três anos. “Isto significa que, em média, 35 mil pessoas aqui na cidade de Limeira sonham com uma unidade habitacional: casa própria, apartamento, embrião ou um terreno”, descreve o parlamentar.

 

Composição

 

Além do vereador Jorge de Freitas, que presidirá a Frente Parlamentar, compõem o grupo os demais pares: Ronei Martins (PT), Aloizio Andrade (PT), Totó do Gás (PCdoB), Lemão da Jeová Rafá (PSC), Lu Bogo (PR), Zé da Mix (PSD) e Erika Tank (PR). O colegiado tem a prerrogativa de propor medidas ao Executivo para que sejam ampliados os procedimentos e canais de construção, de entrega e de atendimento à população com menor poder aquisitivo.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!