29 de março de 2024

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Corredor Metropolitano: novos postes de alta tensão são instalados na Avenida São Paulo

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A Avenida São Paulo, na Zona Leste de Santa Bárbara d’Oeste, recebe novos postes de concreto em substituição à antiga estrutura de madeira que sustentava a linha de alta tensão do canteiro central. A intervenção integra o projeto de implantação do Corredor Metropolitano Noroeste e é de responsabilidade da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), órgão vinculado ao Governo do Estado de São Paulo. Equipes de trabalho de empresa contratada seguirão com os serviços de remanejamento da rede de alta tensão nos próximos dias.

 

Conforme projeto executado, a Avenida São Paulo contará em seus dois sentidos com faixas para estacionamento, duas faixas de rolagem para tráfego de veículos e uma faixa exclusiva para o deslocamento dos ônibus. O canteiro central contará com estações de parada de ônibus, terminal de transferência, ciclovia e passeios públicos.

 

Além destas intervenções, Santa Bárbara d’Oeste terá um novo Terminal Rodoviário, com 8 mil metros quadrados de área construída, localizado às margens da Rodovia SP-306 (Luiz Ometto) próximo da confluência com a Rodovia SP-304 (Luiz de Queiroz). O projeto dispõe de estrutura para acolhimento das linhas metropolitanas, municipais e baias para ônibus rodoviários, espaço para bilhetagem, administração, alimentação, bicicletário, estacionamento e táxi.

 

Em Santa Bárbara d’Oeste, o trajeto do Corredor Metropolitano começará na Avenida São Paulo, seguindo até a Avenida Tiradentes, entrando pela Rua Floriano Peixoto até a SP-306, próximo à Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). Neste local, uma Estação de Transferência será instalada e o trecho até as proximidades da confluência com a SP-304 será duplicado. Na confluência é instalado o Terminal Rodoviário. O trecho prevê ainda Estações de Transferência na Avenida São Paulo e Ribeirão dos Toledos, prolongamento da Avenida São Paulo e a transposição do ribeirão e Córrego Mollon. Todo o trecho entre Nova Odessa, Americana e Santa Bárbara d’Oeste terá 23,7 quilômetros de extensão e uma demanda prevista de 35 mil passageiros por dia. Mais de R$ 73 milhões são investidos.

 

Foto: Marcel Carloni

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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