28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Copa, que Copa?

Compartilhe essa notícia!

Por Leo Toffaneto

 

No último fim de semana, estive em um supermercado de uma grande rede aqui em Santa Bárbara d’Oeste, e andando pelos corredores, entre uma prateleira e outra, do nada me peguei pensando, “poxa, há 4 anos isso aqui não dava nem pra andar direito de tanta bandeirola, faixa e demais adereços em verde e amarelo”. Comentei com a minha esposa sobre isso e ela também, em um tom de espanto, recordou-se que na mesma ocasião em 2010, o referido supermercado parecia salão de baile de carnaval, mas em verde e amarelo.

No mesmo momento, comecei a procurar por qualquer tipo de objeto que se referisse (nem que de longe) à copa do mundo (até mesmo por curiosidade), qual foi a surpresa, quando o único item que localizei foi uma pipoqueira da marca Mallory, que estava em exposição no setor de eletrônicos, à incríveis R$ 180,00, mas, que continha a padronização da CBF, bem como autorização da FIFA para utilizar-se das logomarcas.

Não havia sequer uma bandeira, uma faixa, uma peruquinha verde e amarela e até mesmo as lendárias vuvuzelas não existiam. Em 2010, você ia ao mesmo supermercado e se quisesse procurar pelo arroz, teria que se virar em meio às vuvuzelas, bandeiras e demais adereços comemorativos. Os carros em 2010 se enfeitaram com as bandeirinhas das janelas, os capôs cobertos com a bandeira ou faixas nas cores da Nação, mas hoje o que se vê são carros cobertos e enfeitados pela poeira, sem nenhum adereço que de longe lembre da Copa do Mundo.

Lembro-me que em 2010, quando houve o anúncio oficial de que a Copa seria no Brasil, as expectativas eram imensas, haviam notícias de trens-bala, melhorias na infraestrutura urbana, prefeitos e governadores correndo em busca de recursos para os municípios e estados respectivamente, mas, de repente, a Copa que muito brilho nos olhos trouxe, se tornou a vilã, deixando o brilho de lado e trazendo a ruborização nas bochechas dos povo.

A responsabilidade disso, não é do Governo Federal exclusivamente, é de todos, prefeitos, governadores, senadores, deputados estaduais e federais, independente de partido, que permitiram que cada parte desse brilho antes trazido pela Copa, passasse a ser motivo de vergonha perante o mundo. E por fim, esta prevista uma paralisação da PM paulista para os próximos dias, e com o aproximar do início da competição, este rumor só aumenta e o pior, aumenta-se concomitantemente a preparação por parte dos bandidos e marginais, que só estão aguardando isso ocorrer, para transformar o nosso Estado em um campo de guerra no entorno de um campo de futebol.

Esperamos que isso não ocorra, pois, se estamos desse jeito com os bravos policiais nas ruas, imagine sem estes? Deus nos ajude a passar os meses de Junho e Julho sem maiores problemas e principalmente, que nossa integridade seja resguardada nesses momentos sombrios que se aproximam.

 

Leo Toffaneto – Assessor Parlamentar e Pós Graduando em Direito Civil

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!