Cooperativas criam horta orgânica no Lar Escola, em Piracicaba/SP

Ação fez parte do Dia de C e foi construída para auxiliar no desenvolvimento dos alunos

 

O Lar Escola Coração de Maria de Piracicaba agora tem mais uma atividade para oferecer aos alunos: uma horta orgânica, que irá proporcionar novos conhecimentos e experiências aos estudantes, promover melhor desempenho motor e emocional, estimular a qualidade de vida e autonomia, além de fortalecer a consciência de uma alimentação saudável.

 

A entrega oficial desta horta ocorre nesta sexta-feira (30), na própria sede da instituição, e ocorreu para celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo, que será comemorado neste sábado dia 1 de julho.

 

A proposta foi desenvolvida em parceria com nove cooperativas de Piracicaba, entre elas a Sicredi União PR/SP, que foi citada durante o evento como a caçula dentre as cooperativas instaladas na cidade. Os demais participantes da ação foram o Coop, Coopep, Coplacana, Credsaúde, Sicoob Cocre, Sicoob Unimais, Unimed e Uniodonto. A iniciativa contou com o apoio da FMC com doações de mudas.

 

“Uma honra muito grande participar de um dia tão importante e simbólico como é o Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C”, afirmou Claudete Rodrigues, gerente da Sicredi Piracicaba, que presenteou a instituição com uma carriola, uma tesoura de jardinagem e uma picareta. “Apoiar essa iniciativa consiste em estimular à realização de uma ação voluntária tão simples, mas que tanto podem beneficiar toda uma comunidade de forma geral”, completou.

 

A ideia do projeto da horta aliou conhecimento à prática. Com ela, os alunos terão contato direto com a terra, descobrirão a importância de plantar e colher, acompanham o desenvolvimento diário das hortaliças, desde a montagem dos canteiros, plantio de mudas e sementes e os cuidados que elas necessitam para se desenvolver como regar, cuidar e retirar mato. Além disso, os alunos aprendem sobre a importância de uma alimentação saudável.

 

A realização do projeto contou com uma equipe de profissionais que foram responsáveis por desenvolver todas as etapas do preparo da terra ao plantio das mudas de hortaliças. “Fomos agraciadas com uma ideia muito criativa e de metodologia diferenciada e ficamos muito satisfeitas com essa ação, que vem para reforçar ainda mais nosso esforço diário de continuar o sonho e a missão de Antonia Martins de Macedo, a Madre Cecília”, afirmou a irmã Ana Silvia de Andrade, diretora-pedagógica do Lar Escola.

 

Atualmente, o Lar Escola acolhe 110 crianças de 2 a 8 anos, em suas instalações no centro da cidade e outros 60 de 3 a 9 anos, no bairro Jardim Oriente. Desse total, 83 são atendidas em tempo integral.

 

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,5 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 20 estados*, com 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.

 

*Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

_________________________________________________

Assessoria de Imprensa da Sicredi União PR/SP – Centro Leste Paulista

Comentários