Contrato para construção de duas novas UBSs é assinado em Nova Odessa


Prefeito Bill acompanhou governador Geraldo Alckmin no lançamento do programa “Saúde em Ação”

 

O prefeito Benjamim Bill Viera de Souza esteve esta semana na cidade de Jaguariúna, acompanhando o governador Geraldo Alckmin no lançamento das obras do programa “Saúde em Ação”, do Governo do Estado, que inclui outras 11 unidades em municípios da região. O contrato para a benfeitoria foi assinado e em breve Nova Odessa ganhará mais duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs): uma no Jardim Nossa Senhora de Fátima e outra ao lado da atual UBS 5, no Jardim Alvorada.

Realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o “Saúde em Ação” prevê a construção de 26 clínicas de saúde no total, com investimento de R$ 82,2 milhões. A segunda fase do programa terá 13 UBSs em Arthur Nogueira, Cosmópolis, Holambra, Hortolândia, Jaguariúna, Nova Odessa, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste e Valinhos. Além das clínicas, estão previstos 5 CAPS (Centros de Atendimento Psicossocial) para mais cidades.

A parceria prevê que os Municípios façam a cessão das respectivas áreas ao Governo do Estado, que por sua vez constroi as UBSs, equipa os imóveis e fornece o treinamento aos profissionais que irão trabalhar nos locais. O financiamento de 70% do valor será feito pelo BID, com a contrapartida de 30% de recursos provenientes do tesouro do Estado. As empresas que construirão as 26 unidades já foram licitadas.

De acordo com Alckmin, a construção das novas unidades amplia a capacidade do sistema de saúde da região. “Uma boa Unidade Básica de Saúde resolve 80% dos problemas e, caso necessário, possui uma rede de especialistas, que são os AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), e se precisar operar tem uma retaguarda hospitalar. Isso se chama referência, que é o atendimento primário, secundário e terciário”, disse o governador.

A empresa responsável pelas obras em Nova Odessa e nos outros municípios do lote 2 é o Consórcio Saúde Interior, que assinou contrato de R$ 34,3 milhões no dia 13 de outubro, tendo prazo de 15 meses para execução. Uma das unidades será na Rua Jeronymo Cataneo, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, enquanto a outra na Rua das Imbuias, no Jardim Alvorada. Ambas serão UBSs de Porte 2, destinadas e aptas a abrigar duas equipes de Saúde da Família ou de atenção básica.

O projeto para as unidades novaodessenses prevê sala de espera, recepção, fraldário, sanitários, vestiários, consultório odontológico e salas de curativos, vacina, inalação, coleta e atividade coletiva, além da parte administrativa, estoque de medicamentos, observação, prontuários, lavagem e desinfecção, esterilização, almoxarifado, copa e playground.

Segundo o prefeito Bill, as novas unidades vão ampliar o alcance da Rede Municipal de Saúde para mais bairros. “São dois novos Postos de Saúde que serão construídos. Um para atender a região do Triunfo, incluindo os bairros Terra Nova e São Jorge, e outro no Jardim Alvorada, ao lado da UBS 5, para funcionar como uma Unidade de Pronto Atendimento”, destaca. “Com mais UBSs, a ideia é descentralizar o atendimento que hoje é todo no Hospital Municipal”, completa o chefe do Executivo.

Posted Under