Santa Bárbara d´Oeste

Contador estratégico, empresa mais competitiva

Confira as dicas de quatro professores da IBE-FGV que apontam a educação continuada como principal alternativa para garimpar uma oportunidade de trabalho

Em 22 de setembro é comemorado o Dia do Contador.

 

De acordo com o professor de contabilidade da IBE-FGV, Cleber Zanetti, este profissional é figura cada vez mais decisiva e importante dentro das organizações. “Dele depende todo o fluxo de informações, seja de cunho fiscal, contábil, custo ou controladoria”, afirma.

 

“Sendo o contador, você tem todas as informações da empresa. Caso verifique que ela está pagando muito imposto ou tenha algum canal de vazamento, faça uma análise detalhada e apresente soluções”. Para ele, esse é o papel de um contador estratégico.

 

Sua visão e informações são fundamentais tanto para as micros quanto para as grandes empresas.

 

Segundo Zanetti, o setor está em transformação devido às cobranças de um mercado exigente e competitivo. “O que acontece é que muitos contadores não dão o devido valor para a função e acabam sendo vistos apenas como emissores de guias de pagamento”, avisa.

 

Na visão do especialista, de posse de todos os dados da empresa, o profissional estratégico apontar o melhor caminho dadas as circunstâncias. “Esta assessoria é vital para a competitividade”.

 

Essencial no dia a dia da organização, o contador é necessário desde a abertura da empresa, ainda na elaboração do contrato ou estatuto social, orientando o empresário sobre o melhor formato jurídico e regime tributário a ser adotado e fazendo a organização do setor contábil.

 

Com os negócios em funcionamento, ele quem faz os balanços mensais e anuais das contas, controles financeiros, fluxo de caixa, planejamento e orçamento, além da orientação e consultoria para mudanças societárias.

 

“Até no encerramento das atividades é preciso um profissional do setor para toda orientação, indicando as etapas, prazos e exigências”, comenta o professor Cleber.

 

É importante ficar no pé do empresário para cumprir a lei e as exigências burocráticas. “Mas é o conhecimento do negócio que o transforma em um bem valioso. Um bom contador é certeza de um bom negócio”, conclui.

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br