Quem atua em comércio e serviços pode aproveitar o momento de crise para atualizar conhecimentos, se destacar no mercado e fidelizar clientes
O mês tradicional das liquidações, janeiro, também é um mês atípico, onde o comércio e serviços amargam queda nas vendas como reflexo dos gastos extras do período. Em um cenário de crise econômica como o atual, o momento pode representar uma oportunidade para fomentar os negócios e evitar prejuízos. Contudo, tanto para quem está de um lado como do outro do balcão, a hora é de observar bem a postura diante de uma oportunidade de compra ou venda para não haver desvantagem. É importante o consumidor gastar bem seu dinheiro e também o vendedor não perder a venda e fidelizar o cliente.
Carlos Augusto de Oliveira, docente do Senac Americana na área de administração e negócios, orienta que, antes de comprar, o cliente verifique sua necessidade em relação ao que é ofertado para não comprar por impulso. “Além disso, ele deve priorizar as promoções em estabelecimentos que já conhece ou de que tem referência no mercado, pois, com este cuidado, pode evitar as falsas liquidações, ou seja, empresas que aumentam os preços antes de dar descontos”, orienta Oliveira.
“Outro cuidado é verificar se a liquidação não está atrelada a alguma observação do tipo ‘leves defeitos’, ‘sem troca’, ‘a retirar’, ou qualquer outra coisa que torne o negócio menos interessante. No caso de promoções para serviços, também vale o cuidado, principalmente com particularidades contratuais. Fique atento!”, orienta Oliveira.
Vender e fidelizar o cliente
Para comerciantes, vendedores e prestadores de serviços, em tempos de baixas nas vendas e crise econômica, é hora de reciclar os conhecimentos para estar apto a se destacar no mercado quando houver o reaquecimento da economia.
“Comerciantes e vendedores precisam voltar no tempo e entender que deve existir mais proximidade com o cliente, um verdadeiro monitoramento. Hoje, mais do que nunca, é o momento de retomar contatos, verificar o banco de dados disponível, ligar para oferecer, ligar para dizer que sente falta, ligar para dar parabéns no aniversário, ligar para dizer que tem novidades etc”, avalia o docente Carlos Augusto de Oliveira.
Para Oliveira, independentemente do mês ou época de queda nas vendas, o que realmente faz diferença não é o preço praticado, mas sim a relação de proximidade com o público. É importante conhecer técnicas de fidelização de clientes e diversificá-las de acordo com as características do negócio e perfil de clientes.
“Como em todo e qualquer negócio, é importante enxergar o seu cliente como um ser único, que deve ser respeitado, bem tratado e zelado. Assim, você terá êxito e se perpetuará na mente das pessoas. Não pode existir medo do pós-venda. O empresário deve dar meios para o seu cliente expressar o que acha do seu atendimento e do produto ou serviço que comercializa”, destaca.
Ele orienta que, em tempos de crise ou não, o principal erro está em pular etapas dentro do processo de vendas. A relação entre comprador e vendedor não deve ser engessada, mas deve ter princípio, meio e fim com resultado satisfatório para ambos.
Cursos e desconto para comerciários
O Senac Americana está com inscrições abertas para diversos cursos livres na área de varejo, com início nos meses de fevereiro, março e abril. São eles: Representante Comercial, Negociação em Compras, Gerência e Supervisão de Vendas, Atendimento ao Cliente, Telemarketing: atendimento ao cliente e rotinas operacionais.
O Senac Americana oferece desconto de 20% para comerciários. Mais informações sobre os cursos, pré-requisitos e inscrições podem ser obtidas no Portal Senac: www.sp.senac.br/americana ou pelo telefone (19) 3621-1350.
Serviço:
Representante Comercial
Data: 22 de fevereiro a 3 de maio de 2016
Horário: segunda, terça, quarta e quinta-feira, das 8h30 às 12h30
Negociação em Compras
Data: 12 de março a 16 de abril de 2016
Horário: sábado, das 8h30 às 12 horas
Gerência e Supervisão de Vendas
Data: 12 de março a 30 de abril de 2016
Horário: sábado, das 13 às 17 horas
Atendimento ao Cliente
Data: 1º de abril a 6 de maio de 2016
Horário: sexta-feira, das 19 às 22 horas
Telemarketing: atendimento ao cliente e rotinas operacionais
Data: 9 de abril a 21 de maio de 2016
Horário: sábado, das 8 às 12 horas
Local: Senac Americana
Endereço: Rua Doutor Angelino Sanches, nº 800
Informações: www.sp.senac.br/americana ou telefone (19) 3621-1350