RMC

Consórcio PCJ apresenta Escola da Água e Saneamento em Reunião da Região Metropolitana de Campinas

Membros da equipe técnica do Consórcio PCJ participaram na última quarta-feira, dia 14 de novembro, da reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), que aconteceu em Valinhos (SP), onde dentre os assuntos de pauta debatidos, foi apresentado detalhes da Escola da Água e Saneamento que irá capacitar operadores e técnicos dos serviços de abastecimento das Bacias PCJ. A iniciativa é uma parceria entre Consórcio PCJ, ARES-PCJ e Agência das Bacias PCJ.

 

A Escola da Água e Saneamento também atenderá municípios de fora das Bacias PCJ, já que a área de atuação da ARES-PCJ abrange 55 cidades, sendo que 20 estão localizadas em outras bacias hidrográficas, o que ampliará o alcance do projeto. Os primeiros cursos acontecerão no início de 2019 e permitirão que através de capacitações operacionais os municípios da região avancem na universalização do saneamento.

 

Participaram da Reunião da RMC, o presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Nova Odessa (SP), Benjamim Bill Vieira de Souza, que também preside o Conselho da RMC, o secretário executivo da entidade, Francisco Carlos Castro Lahóz, e o assessor técnico, Flávio Forti Stenico.

 

Lahóz atualizou os presentes sobre o andamento das discussões envolvendo os trabalhos de recuperação da Bacia do Ribeirão Quilombo, do qual o plano de ação tem como meta tornar as águas do curso d’água com qualidade para abastecimento em 2035 e, assim, transformá-lo numa alternativa hídrica para momentos de escassez hídrica e eventos extremos.

 

O secretário executivo do Consórcio PCJ destacou ainda os bons indicadores das Bacias PCJ na área de saneamento, citando como exemplo as obras de drenagem do Córrego Invernada, realizadas em Valinhos, pelo Departamento de Água e Esgoto – DAEV, que solucionarão os problemas de inundações no local, durante o período de chuvas.

 

A Reunião registrou a presença de vários prefeitos da RMC e representantes do Estado, permitindo troca de experiências entre eles frente aos grandes desafios dos gestores públicos nesse momento de crise econômica, onde as carências comunitárias e as demandas da sociedade são elevadas e crescentes. O tema levou o Presidente Bill a parabenizar os Prefeitos pela luta e criatividade, momento em que enalteceu o papel de Organismos, Entidades e Instituições da Região, tais como a o “Conselho da Região Metropolitana de Campinas”, os ”Aglomerados urbanos” “universidades”, entre outros. “Estamos vivendo um momento de superação, no qual os municípios, Estado e comunidade, unidos e organizados, devem refletir sobre a responsabilidade de cada um e sem cobranças descabidas, construírem coletivamente uma sociedade mais sustentável”, mencionou o Presidente da RMC e também do Consórcio PCJ.

 

Nos itens de pauta da Reunião da RMC também foram debatidos assuntos relacionados ao trabalho de parceria firmada entre as Prefeituras da RMC, Secretaria Estadual de Saúde e Vigilância Sanitária no monitoramento e combate aos criadores dos mosquitos transmissores da Dengue e Chikungunya; e também sobre o processo de aquisição de radar meteorológico para atendimento de alertas e prevenção de ocorrências meteorológicas junto a Defesa Civil da Região de Campinas.

Sobre o Consórcio PCJ:

O Consórcio PCJ, fundado em 1989, é uma associação civil de direito privado, composta por 42 municípios e 27 empresas associados, que atua como uma agência de fomento, planejamento e sensibilização, com o objetivo de recuperar e preservar os mananciais, além de discutir a implementação de políticas públicas voltadas à gestão da água. A entidade é referência nacional e internacional na gestão de recursos hídricos, sendo membro de importantes entidades internacionais, como: O Conselho Munidial da Água, a Rede Internacional de Organismos de Bacias (Riob), a Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias (Relob) e a Rede Brasil (Rebob).

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br