RMC

Consimares realiza workswhop sobre tecnologias e gerenciamento de resíduos


Objetivo do encontro foi apresentar resultado de estudo feito pelo consórcio sobre a política de resíduos na região e também discutir ações para ampliar tratamentos orgânicos e coleta seletiva

 

O Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos) realizou esta semana, no auditório da Prefeitura de Nova Odessa, o workshop “Tecnologias e gerenciamento de resíduos nos municípios do consórcio”. Na ocasião foram apresentados os resultados de um estudo sobre resíduos nas cidades que integram o consórcio e discutidas ações para ampliar os tratamentos orgânicos e a coleta seletiva.

 

Além de técnicos e representantes dos municípios que integram o Consimares, o evento contou com participação de Maria Fernanda Romanelli, que representou a secretária de Estado do Meio Ambiente, Patricia Faga Iglecias Lemos; do diretor de Licenciamento e Fiscalização da Prefeitura de Nova Odessa, Rodrigo Cornachini; da vereadora Carla Lucena e do presidente da Câmara de Santa Bárbara d’Oeste, Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca Bortolucci. Representando o Cisbra (Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas) participou Hilário Pisser Jr., e representando o Consab (Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental) que abrange as cidades de Conchal, Engenheiro Coelho, Artur Nogueira, Cosmópolis e Santo Antônio de Posse, Bianca Refundini Magnusson.

 

Nosso objetivo foi apresentar o estudo desenvolvido pelo consórcio junto aos técnicos dos municípios e também discutir formas de conscientizar a população, os gestores e as empresas sobre suas responsabilidades em relação à destinação dos resíduos sólidos”, explicou o superintendente do Consimares, engenheiro agrônomo Valdemir Aparecido Ravagnani.

 

De acordo com ele, o estudo já apontou que os tratamentos dos resíduos orgânicos, bem como a coleta seletiva e programas de reciclagem estão abaixo do necessário e que é preciso discutir ações para ampliar estes serviços. “Já foi identificado também que hoje existe uma escala invertida na questão da destinação dos resíduos, já que o poder público tem arcado com esse ônus enquanto fabricantes, comerciantes e consumidores também devem ter participação no processo”, explicou.

 

Existe a questão de saúde e cuidados com o meio ambiente que envolvem o assunto, mas é necessária uma responsabilidade compartilhada e o workshop foi uma oportunidade para discutirmos, entre tantas ações, este tema também”, disse.

 

Durante o evento os participantes assistiram palestra da promotora de justiça do Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa de Meio Ambiente), Núcleo PCJ/Piracicaba/Ministério Público Estadual, Alexandra Facciolli Martins, que falou sobre a visão do Ministério Público na implantação da lei que trata da política nacional de resíduos sólidos. Ela destacou que os municípios, em vez de arcarem integralmente com destinação correta dos resíduos, devem oferecer aos cidadãos as ferramentas para que possam eles mesmos realizar tal serviço.

 

O evento contou também com palestra de Floriano Ferreira, da Tetra Tech, empresa contratada pela GMI (Global Methane Initiative) para analisar os projetos desenvolvidos pelo Consimares na região. O consultor, que já esteve em Nova Odessa em outra oportunidade após a participação do Consimares no Global Methane Forum e na Climate and Clean Air Coalition (CCAC), em Washington, representou também a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza e Resíduos Especiais) e falou sobre a gestão de resíduos sólidos para redução na emissão de metano e geração de energia renovável.

 

Responsável pela Humanizar Consultoria, que junto ao Consimares realizou o estudo de concepção sobre a questão dos resíduos sólidos na região, Evandro Noro Fernandes também ministrou uma palestra no workshop.

 

DEBATE – No período da tarde foi realizada uma mesa técnica com representantes dos municípios consorciados e autoridades e técnicos presentes. Na ocasião, Alexandre Dell’Aquila Citvaras apresentou propostas de tecnologia de tratamento de resíduos aos municípios integrantes do Consimares.

 

Maíra Pereira, da Gaia Social, falou sobre a responsabilidade compartilhada no gerenciamento de resíduos sólidos com inclusão socioprodutiva de catadores e Aldo Aluízio Silva, da Prefeitura de Hortolândia, fez uma explanação sobre gestão dos resíduos de construção. O workshop contou ainda com a participação de André Tchernobillsky, que falou sobre tratamento de matéria orgânica e rejeitos para uso de energia.

 

Foi um evento bastante proveitoso em que pudemos envolver técnicos e gestores na discussão da destinação dos resíduos sólidos, um assunto de extrema importância e que tem grande impacto nos municípios”, finalizou Valdemir.

 

O CONSÓRCIO – Referência na gestão intermunicipal de resíduos, o Consimares – que é formado pelas cidades de Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia, Santa Bárbara d’Oeste, Monte Mor, Elias Fausto e Capivari -, desenvolve uma série de projetos nas cidades consorciadas com objetivo de promover o descarte correto dos resíduos sólidos e fomentar o diálogo entre os gestores públicos, incentivando as iniciativas voltadas para a sustentabilidade no Brasil.

 

 

Foto: Osnei Réstio

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br