29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Consimares em Capivari aprova cobrança para descarte de resíduos da saúde

Compartilhe essa notícia!

Cidades consorciadas aprovaram medida, que atende determinação dos Ministérios Públicos Estadual e Federal

 

O Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos) aprovou nesta segunda-feira, dia 20, a cobrança para descarte de resíduos da saúde. Com isso, geradores deste tipo de material – entre eles hospitais, clínicas, laboratórios, farmácias particulares – deverão assumir o serviço ou pagar por ele.

 

Atualmente, as Prefeituras se responsabilizam pela coleta e destinação dos materiais da saúde, no entanto, uma determinação do MPF (Ministério Público Federal) e MPE (Ministério Público Estadual), além de orientação do TCE (Tribunal de Contas do Estado) indicam que os custos deste descarte devem ser assumidos pelos respectivos geradores.

 

Esta é uma questão muito delicada, pois as Administrações estavam gastando com um serviço que não é de sua responsabilidade. Este tipo de resíduo tem um alto custo para seu descarte, já que é composto por materiais perfurantes, restos de medicamentos, entre outros materiais, que exigem uma logística específica”, explicou o prefeito de Nova Odessa e presidente do Consimares, Benjamim Bill Vieira de Souza.

 

Temos debatido nos últimos anos esta questão, fizemos estudos junto aos técnicos dos municípios e agora chegamos a um consenso de que cada um deve arcar com o resíduo que gera”, continuou. A implantação da cobrança foi aprovada por unanimidade durante reunião do consórcio, em Capivari.

 

Superintendente do Consimares, o engenheiro agrônomo Valdemir Aparecido Ravagnani explicou que, com a aprovação da cobrança uma licitação será aberta para contratação da empresa responsável pelo serviço. “Por termos várias cidades envolvidas, o valor a ser pago pelo serviço ficará menor. Vamos elaborar o Contrato de Programa para que municípios e empresas interessados possam aderir”, explicou, ressaltando que geradores que não quiserem participar do Contrato de Programa, podem contratar, de forma particular, empresas para realizarem a coleta dos resíduos. “Haverá uma fiscalização para garantir que os resíduos tenham a destinação final correta”, afirmou.

 

Ravagnani destacou que, com a cobrança pelo descarte, as Administrações devem reduzir gastos com este serviço. Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste, Hortolândia e Sumaré já demonstraram interesse em aderir ao Contrato de Programa do Consimares. Os prefeitos de Monte Mor, Elias Fausto e Capivari estão analisando a proposta.

 

A expectativa é que a cobrança seja implementada em cerca de 90 dias. O superintendente afirmou, no entanto, que antes do início da cobrança será feita campanha de orientação e conscientização dos geradores de resíduos para o descarte correto.

 

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!