Conheça a nova orla da Praia de Boa Viagem Recife – Pe

Na tarde deste domingo (22), os recifenses receberam a orla de Boa Viagem de cara nova. Em sua última etapa, o projeto de requalificação devolveu para a cidade o Segundo Jardim com nova configuração e muitos serviços a oferecer. O prefeito Geraldo Julio inaugurou o espaço ao lado do vice-prefeito, Luciano Siqueira, e  do secretário de Turismo e Lazer, Camilo Simões.“A praia de Boa Viagem é visitada por pessoas de todos os bairros do Recife, então esta é uma obra muito importante. Hoje inauguramos a 12ª Academia Recife, que vai compor as novidades deste espaço. A praça desse Segundo Jardim ficou muito linda, e tudo foi feito em parceria com a iniciativa privada”,  destacou o prefeito Geraldo Julio.Todas as melhorias na orla foram viabilizadas com recursos privados, a partir de uma parceria da Prefeitura do Recife com as multinacionais Ambev e Mondelez (antiga Kraft Food), além do banco Itaú e da Ferreira Costa, que investiram aproximadamente R$ 12 milhões na orla. Esse modelo de intervenção com participação da iniciativa privada é assegurado pela lei nº 15,906/94, que dispõe sobre a adoção de sítios e parques ecológicos por pessoas jurídicas de direitos privados, inclusive instituições com fins lucrativos.

As obras na orla começaram em agosto do ano passado e requalificaram os cinco parques infantis, que ganharam brinquedos de madeira de reflorestamento, três campos de futebol, cinco quadras poliesportivas, uma quadra de basquete e quatro quadras de tênis. Também foram instalados 30 módulos de musculação com equipamentos em aço inoxidável ao longo da orla. Os módulos são equipados com painéis interativos de LED, que disponibilizam informações sobre exercícios físicos.

O secretário de Turismo e Lazer, Camilo Simões, falou da importância do local para a cidade. “Requalificamos um espaço público, que é o lugar de lazer mais democrático da cidade. Recebemos aqui pessoas de várias partes do Recife e esse é também um dos  primeiros locais visitados pelos nossos turistas. Esta é uma obra importante tanto para o cidadão recifense quanto para quem visita nossa terra”, garantiu o secretário.

O trecho que é o protagonista da reforma na orla ganhou um circuito de 460 metros de pista de cooper revestida de asfalto ecológico e anti-impacto, área de atividades físicas com equipamentos de musculação para a terceira idade e uma unidade da Academia Recife, que  conta com 20 equipamentos em aço inoxidável para musculação, alongamento e ginástica localizada, adaptados para exposição ao sol e à chuva, com estofados em tecido naval e acabamento polido.

Para Mariana Gonçalves, fisioterapeuta que mora no entorno, o benefício da mudança já dá para sentir. “Vim passear com minha filha nesse fim de tarde e pude ver como o espaço está bonito. Também reparei na pista de cooper, muito adequada para os exercícios físicos com um piso diferenciado. Está tudo lindo e feito com muita qualidade”, declarou.

Os dez banheiros que ficam no trecho da orla também foram alvo da requalificação. O projeto contemplou ainda intervenções e pintura em toda a extensão da ciclovia, para suavizar as 98 curvas e garantir mais segurança para ciclistas e pedestres que passam pelo local.

Prefeitura do Recife

Comentários