24Horas Saúde

Comusa promove capacitação para conselheiros de saúde

O Comusa (Conselho Municipal de Saúde) de Santa Bárbara d’oeste promoveu na quarta-feira (16) capacitação para conselheiros de Saúde. A ação ocorreu na Secretaria de Educação e contou com apoio da Secretaria de Saúde. O objetivo foi orientar sobre os serviços da Saúde no município e os setores que o compõe. No decorrer do ano serão agendadas outras datas com a participação de outros profissionais.

 

Na ocasião o presidente do Comusa, José Luis Andia, deu início a apresentação falando sobre a criação do SUS (Sistema Único de Saúde) e suas mudanças no decorrer dos anos, destacando sua função nas esferas Federal, Estadual e Municipal. A coordenadora da Ouvidoria Municipal SUS, Miriam Cavichiolli Santana, explicou o funcionamento do setor de Ouvidoria da Saúde, orientando sobre como fazer denúncias, dar sugestões e fazer elogios aos profissionais e serviços da Secretaria de Saúde.

 

Na sequencia foi ministrada palestra pela coordenadora da Vigilância Sanitária, Eliane Wiezel, que detalhou os serviços e ações realizados no setor. “Entendemos ser de fundamental importância que eles conheçam as atribuições do setor, até para que possam passar informações de maneira correta para a população e comunidades locais”, explicou Eliane.

 

O presidente do órgão destacou a capacitação como fundamental recurso de educação a ser usado, com base em problemas e vivências do cotidiano dos conselhos de saúde e de seus membros. “Estes treinamentos acrescentaram conteúdos que servirão como instrumentos de atuação nos conselhos locais e municipal, passando a exata noção do que o conselheiro pode realizar dentro da sua comunidade, garantindo a participação regular do cidadão nas discussões da Saúde”, comentou.

 

Foto: Luís Eduardo Deffanti

 

Assessoria de Imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br