Santa Bárbara d´Oeste

Como economizar na conta de luz no verão?

Com o horário de Verão aprovado nesta semana pelo Governo Federal e a estação mais quente do ano se aproximando, o Procon Responde de hoje traz dicas aos consumidores de como economizar na conta de luz.

  

Para evitar a conta de luz alta no mês, usar menos o ar-condicionado e aumentar o uso do ventilador é o primeiro. Mas, para quem optar pela aquisição do eletrônico, é importante que o consumidor, na hora da compra, escolha um modelo adequado ao tamanho do ambiente em que será utilizado; na instalação a dica é procurar proteger a parte externa da incidência do sol (mas sem bloquear as grades de ventilação). Além disso, é sempre importante lembrar de manter janelas e portas fechadas enquanto o aparelho estiver ligado. Manter os filtros do aparelho limpos também é importante para não prejudicar a circulação do ar.

 

GELADEIRAS

No caso das geladeiras e freezers, é importante que o consumidor evite a proximidade destes eletrônicos com o fogão ou áreas expostas ao sol. Evitar manter a porta da geladeira aberta por tempo prolongado também é fundamental. Não guardar alimentos quentes nem recipientes sem tampa na geladeira são dicas para economizar na energia.

 

BANHOS

Na hora de tomar banho, lembre-se de só ligar o chuveiro quando estiver pronto para entrar. Aproveite o período de calor para usar o chuveiro na posição “verão” (morno), já que o consumo é 30% menor em relação à posição “inverno”.  

 

LUZES

A dica aos consumidores é a instalação de lâmpadas fluorescentes onde a luz fica acesa por mais tempo, como cozinha, copa e sala. Sempre lembrar de manter desligados os aparelhos elétricos que não estiverem sendo usados e as lâmpadas nos ambientes onde não há ninguém, estas medidas ajudam na economia da energia. Faça, também, periodicamente, manutenção das instalações elétricas, porque fios mal encapados e mal isolados causam fuga de corrente.

 

MÁQUINAS DE LAVAR E FERRO ELÉTRICO

Só ligue a máquina de lavar roupas quando a capacidade total estiver preenchida. Além disso, junte a maior quantidade possível de roupas para passá-las de uma só vez. Caso o ferro for automático, regule a temperatura. Passe primeiro as roupas delicadas, que precisam de menos calor. No final, depois de desligá-lo, você ainda poderá aproveitar o calor para passar algumas roupas leves.

 

Unidade de Imprensa Procon

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br