Como diferenciar o desmaio de uma parada cardiorrespiratória

Programação científica do 38º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, que se realiza de 15 a 17 de junho, no Transamerica Expo Center, terá painel sobre síncopes ou desmaios, que acometem grande número de pessoas. Como diferenciar o desmaio, normalmente sem consequências graves ou sequelas, de uma parada cardíaca, que exige providências imediatas para se salvar a vida? 

 

Muitas pessoas, eventual ou periodicamente, desmaiam. As causas podem ser muitas: excesso de emoção, calor intenso, nervosismo, queda abrupta dos níveis de açúcar no sangue etc. Porém, algumas doenças também podem se manifestar através de desmaios frequentes, como cardiopatias e problemas neurológicos.

O desmaio, cientificamente chamado de síncope, costuma provocar muito susto no paciente e nas pessoas que assistem à ocorrência. Parcela expressiva dos desmaios ocorrem por causas benignas, mas todo episódio deve ser investigado pelo médico, pois a síncope podem ser algo que indique uma doença mais grave.

Muitas vezes, o desmaio é confundido pelos leigos com parada cardiorrespiratória. No desmaio, o paciente continua com pulsação cardíaca, segue respirando e, na maioria dois casos, volta à consciência sem qualquer sequela. Nesses casos, não é necessário fazer a massagem de ressuscitação. Indica-se, porém, que a pessoa procure um médico para investigar as causas.

No ataque cardíaco, a pessoa para de respirar e cessa a pulsação. Neste caso, é necessária a massagem de ressuscitação.

Como prevenir os desmaios, conforme suas causas?

O painel sobre síncopes acontecerá no dia 15 de junho, às 11 horas, no Auditório 4 do Transamérica Expo Center. O coordenador será o Dr. João Aparecido Pimenta de Almeida.

 

Serviço

 

38º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp)

Data: 15 a 17 de junho

Local: Transamerica Expo Center

Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – CEP 04757-020

Acesso pela Av. das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), Ponte Transamérica

Informações: http://www.socesp2017.com.br/

SOCESP – SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

Comentários