24Horas Saúde

Como as emoções afetam o tratamento de câncer de mama

O mês de outubro foi dedicado para a conscientização e prevenção em relação ao câncer de mama, aonde foi possível ver várias demonstrações através de passeatas, corridas e matérias envolta ao tema.

Para finalizar a campanha do outubro, venho falar um pouco sobre as mulheres que estão passando pelo processo de câncer de mama e deixar algumas dicas.

Sabemos que receber um diagnóstico de câncer não é fácil e a negação diante ao diagnóstico é comum tanto por parte do paciente quanto da família. Então frases como “o diagnóstico está errado”, “precisamos consultar de fato um especialista” e até “o médico está louco”, frases como essas são comuns pois é uma forma de defesa natural do ser humano devido ao impacto da prognóstico da doença.

Medo, raiva, ansiedade, depressão, esperança são sentimentos e emoções que surgem e que acarretam inúmeras mudanças no comportamento da paciente.

São inúmeros os estágios que essa paciente vivencia e da qual não existe um padrão de fato para isso. Desde a própria aceitação da doença até o processo da mudança da imagem com o tratamento quimioterápico.

E dentro esses vários estágios acontece o que chamamos do luto em relação a câncer de mama, este não se refere a morte e sim os processos do tratamento aonde acontece as mudanças tanto físicas quanto emocionais.

O primeiro luto é relacionado a possibilidade do câncer, segundo é diante ao diagnóstico, terceiro surgi com o advento do tratamento, quarto tem relação com a imagem corporal (muitas a partir desde estágio começam a perder a sua identidade enquanto mulher), quinto por possíveis cirurgias como a mastectomia (retirada da mama) e o último estágio de luto são as consequências do tratamento.

Lembrando que cada paciente vivencia o diagnóstico de forma diferente, individual e única, por isso é fundamental que a paciente possa expressar seus sentimentos, podendo expor o que sente mesmo que está não consiga expressar em palavras. Acolher as necessidades com carinho, atenção, proteção, amparo e principalmente através da escuta, sendo suportes para aderência ao tratamento e contribuindo para não se sentirem sozinhas.

Devido a doença ser muito estigmatizada até devido ainda a falta de informação, o preconceito faz com que muitas mulheres procurem manter em segredo e até deixando de realizar um tratamento adequado.

Apesar de que cada paciente vai passar de maneira diferente, existem algumas dicas que todas que estão passando pelo câncer de mama podem utilizar:

  1. Não tenha medo da informação. Buscar informações é um direito, mas procure buscar com seu médico ou pessoas que são especialistas sobre o assunto;
  2. Se apoie em pessoas que você ama;
  3. Apoie-se em pessoas que estejam passando ou passaram pelo câncer, mostrando que você não é a única a passar e desta forma irá fortalecer sua luta;
  4. Esqueça os números. Isso mesmo esqueça as estatísticas e foque no seu tratamento é isso que importa no momento;
  5. Não pare a sua vida por causa da doença é fundamental tanto para sua saúde mental quanto após a doença;
  6. Além dos tratamentos da doenças, realize outros tratamentos simultâneos como terapia;
  7. Quando passar tudo, tire uma lição de vida. Se aproximar mais da família, cuidar da saúde emocional, ter hobbies e tirar mais tempo para você.

A partir da experiência do diagnóstico as pessoas passam a ter um novo “olhar” para a vida, a valorizar as pequenas coisas que a vida proporciona, a repensar e a viver como se cada minuto fosse o último.

Comece hoje a fazer isso, a valorizar o que a vida te proporciona todos os dias, o tempo.

 

 

Psicóloga Kátia Baio (CRP:. 06/122478)
Facebook /katiabaiopsicologa

 

 

 

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br