Santa Bárbara d´Oeste Variedades

Comitês PCJ faz 25 anos de pioneirismo na gestão de recursos hídricos

Consórcio PCJ recebe homenagem durante comemoração por ter sido um dos fundadores 

 

O Consórcio PCJ foi homenageado no último sábado, dia 24 de novembro, no evento de comemoração dos 25 anos dos Comitê PCJ. O evento aconteceu no Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Piracicaba e comemorou a implantação pioneira do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ). A manhã começou com recepção de boas-vindas, seguida pela composição da mesa de autoridades e discursos que enalteceram os 25 anos de instalação e atuação.

 

Durante o evento foram reverenciados os 15 anos do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ FEDERAL) e os 10 anos do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba-Jaguari (CBH-PJ1).

 

Os Comitês de Bacias são órgãos colegiados, deliberativos e consultivos, podendo ser compostos, quando de domínio da União, por representantes dos três níveis do Poder Executivo (federal, estadual e municipal), dos usuários de recursos hídricos e de organizações civis, e funcionam como parlamento das águas em sua área de atuação.  Os Comitês das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí trabalham, desde 1993, com a criação do Comitê PCJ-SP, pela conservação e recuperação dos recursos hídricos.

 

Durante o evento, o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahoz, recebeu homenagem em nome da entidade, que desde a criação do Comitê de Bacias é uma grande parceiras nas atividades de gestão da água nas Bacias PCJ, o que propiciou o desenvolvimento de todas as ferramentas de gerenciamento na região, previstas na Política Nacional de Recursos Hídricos.

 

Rui Brasil Assis, coordenador de Recursos Hídricos da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, também presente no evento, em seu discurso, citou a moderna política de recursos hídricos das Bacias PCJ e o empenho de todas as pessoas envolvidas em prol de milhões de usuários da água. “Importante é o resultado na busca de soluções. Na época, a instalação foi constituída por várias mãos, inclusive da sociedade civil e política”, falou ao nomear agentes que ajudaram a construir a história.

 

José Maria do Couto, presidente do CBH-PJ1 e 1º vice-presidente do PCJ FEDERAL, fez um resumo das condições da bacia na região de Camanducaia, parcela mineira das Bacias PCJ que reúne outras quatro cidades: Extrema, Itapeva, Sapucaí-Mirim e Toledo. “Somos parceiros inseparáveis dos Comitês e o trabalho precisa ser árduo para ter sucesso”, disse. Couto também comentou sobre a importância de a “parte política se manter unida para dar sustentação em prol da água, que é vida”.

 

Barjas Negri, prefeito de Piracicaba e atual presidente do CBH-PCJ e do PCJ FEDERAL, disse que “os Comitês PCJ são exemplos de gestão de recursos hídricos”. “Mais de cinco milhões de pessoas, de 76 cidades, são beneficiadas. Nossa realidade supera a de muitas regiões brasileiras, pois nestes 25 anos já tratamos 75% do esgoto coletado”.

 

Em nome de todos os membros que fizeram e fazem os Comitês PCJ serem referência mundial, Barjas Negri agradeceu a Pedro Kühl, ex-prefeito de Limeira, que presidiu o CBH-PCJ entre 1997 e 1999.

 

Ao finalizar os discursos, Luiz Roberto Moretti, secretário-executivo do CBH-PCJ e do PCJ FEDERAL, leu um texto que homenageia os antigos e atuais membros do colegiado, e contou como a instalação do CBH-PCJ começou antes destes 25 anos, com ideais e planejamentos.

 

Homenagens

A sessão solene continuou com homenagens a 36 membros do colegiado, divididas pelo maior número de mandatos. Todos receberam um troféu pelos serviços prestados.

 

A família de Harold Gordon Fowler foi chamada para receber a homenagem póstuma. O ex-coordenador adjunto da Câmara Técnica do Plano de Bacias dos Comitês PCJ faleceu neste mês, dias antes da cerimônia. Um vídeo relatou sua vida e sua atuação pela defesa do meio ambiente.

Outro homenageado foi Waldemar Bóbbo, membro dos Plenários dos Comitês PCJ, que ergueu seu troféu em demonstração ao reconhecimento por seus trabalhos aos 84 anos de vida.

 

Mesa de Autoridades

A mesa de autoridades foi composta por Rui Brasil Assis, coordenador de Recursos Hídricos da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo; Luiz Roberto Moretti, secretário-executivo do CBH-PCJ e secretário-executivo do PCJ FEDERAL; José Maria do Couto, presidente do CBH-PJ1 e 1º vice-presidente do PCJ FEDERAL; Barjas Negri, prefeito de Piracicaba e presidente do CBH-PCJ e do PCJ FEDERAL; Marco Antônio dos Santos, vice-presidente do CBH-PCJ e 2º vice-presidente do PCJ FEDERAL; Sebastião Bosquilia, secretário-executivo adjunto do CBH-PCJ, e Sergio Razera, diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ.

 

Próximos Eventos

As comemorações continuam no próximo sábado (1/12), das 9h30 às 14h, com o seminário “O Histórico dos Comitês PCJ e retrospectiva do CBH-PJ1″. O evento resgatará os trabalhos já realizados nos 10 anos do CBH-PJ1 e anunciará os planos de atividades da nova diretoria. Será realizado no Vale Suíço Resort (Rodovia Fernão Dias, km 931, s/n – Bairro Monjolinho), em Itapeva (MG).

 

Jundiaí

Para apresentar as ações e desdobramentos do projeto de macrodrenagem do Rio Jundiaí, divulgar os avanços, a história e os próximos passos sobre a alteração da classe de qualidade deste manancial, o seminário “Conquistas e Desafios da Bacia do Rio Jundiaí” reunirá várias autoridades na Câmara Municipal local (R. Barão de Jundiaí, 128 – Centro), no dia 6 de dezembro, das 9h às 13h.

 

Analândia

A programação segue com o plantio simbólico de mudas que reforçará o Projeto Nascentes Analândia, priorizado no âmbito da Política de Mananciais PCJ, conforme Deliberação dos Comitês PCJ nº 284/2017, de 15/12/2017. A abertura será às 9 horas do dia 8 de dezembro, no Centro Comunitário Educacional e Cultural “Dirceu Mancini” (Rua Quatro, nº 732, Centro).

 

Após o plantio na Fazenda São Francisco, todos os convidados retornarão ao Centro Comunitário de Analândia para conhecer as diretrizes do projeto, definido para desenvolver a adequação ambiental de propriedades rurais e, em específico, o planejamento da restauração ecológica. Explanações sobre os trabalhos que envolvem os Comitês PCJ encerrarão o dia.

 

Colaboração texto e fotos Agência de Bacias PCJ.

Sobre o Consórcio PCJ:

O Consórcio PCJ, fundado em 1989, é uma associação civil de direito privado, composta por 42 municípios e 27 empresas associados, que atua como uma agência de fomento, planejamento e sensibilização, com o objetivo de recuperar e preservar os mananciais, além de discutir a implementação de políticas públicas voltadas à gestão da água. A entidade é referência nacional e internacional na gestão de recursos hídricos, sendo membro de importantes entidades internacionais, como: O Conselho Munidial da Água, a Rede Internacional de Organismos de Bacias (Riob), a Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias (Relob) e a Rede Brasil (Rebob).

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br