Comitê Intersetorial de Cidadania de Santa Bárbara realiza primeira reunião

A Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste realizou, nesta quinta-feira (1), a primeira reunião do Comitê Intersetorial de Cidadania, na Sala dos Conselhos, no CSU (Centro Social Urbano). Estiveram presentes todos os titulares nomeados pelo prefeito Denis Andia no último dia 24. O objetivo foi discutir, planejar e iniciar as ações para promover a cidadania e dignidade às pessoas em situação de rua.

Durante o encontro, a Secretaria de Promoção Social apresentou o mapeamento das pessoas em situação de rua da cidade, com foco nos espaços da região central. Os dados são resultado do monitoramento constante, que neste ano foi ampliado. Os membros do Comitê expuseram o resultado dos seus trabalhos realizados frente às associações, instituições e projetos e apresentaram suas avaliações.

Após as explanações, o Comitê decidiu que os casos de pessoas em situação de rua serão tratados individualmente, já que a história de cada pessoa é conhecida. As ações serão realizadas em etapas, por ordem de prioridade. Os integrantes do Comitê irão participar de um dia de abordagem, além de acompanharem todo serviço prestado pelo Centro POP e abrigos. Outro resultado positivo foi a disponibilidade do Comitê em arrecadar materiais de acordo com a necessidade de cada pessoa em situação de rua.

Durante o encontro houve o depoimento de uma pessoa que morava na rua e que hoje compõe o Comitê. “A história dele emocionou a todos e nos motiva ainda mais no nosso trabalho. A reunião foi um sucesso, realmente uma união de forças. Nossa expectativa é muito positiva”, avaliou a secretária de Promoção Social, Maria Cristina da Silva.

Coordenação

Os integrantes do Comitê Intersetorial de Cidadania indicaram, por unanimidade, uma equipe de coordenação dos trabalhos do grupo. O coordenador escolhido é o titular da Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil), Marcelo Vieira do Nascimento, o vice-coordenador, o representante da Igreja Adventista, pastor Paulo Cesar de Souza e a secretária da equipe, Maria Cristina da Silva, secretária de Promoção Social.

O Comitê

O Comitê Intersetorial da Cidadania foi instituído pelo Decreto 6.704 de 19 de abril de 2017. O grupo integra um amplo trabalho da Prefeitura, iniciado em 2013, em planejar e executar ações para os que mais precisam. É composto por representantes da Prefeitura, Pastoral de Moradores de Rua, Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d’Oeste (Acisb), entidades que atuam com a população em situação de rua, instituições religiosas, entre outros.

Comentários