Limeira

Comissão de Saúde visita Ambulatório de Saúde Mental de Limeira


Em visita ao Ambulatório de Saúde Mental no dia 19 de abril, os parlamentares que são integrantes da Comissão Permanente de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo, da Câmara de Vereadores de Limeira, foram verificar a situação do local e como tem sido o atendimento da população pelos profissionais que ali atuam. Participaram da visita técnica as vereadoras Dra. Mayra Costa, que é a presidente, e Lucineis Aparecida Bogo, Lu Bogo, além da equipe da Consultoria Técnica do Legislativo.

“Encontramos uma situação melhor do que esperávamos”, avaliou Dra. Mayra, se referindo às condições de espaço físico, organização do atendimento e destinação das demandas dos pacientes. A mesma avaliação foi compartilhada pela vereadora Lu Bogo.

Hoje o ambulatório conta com quatro psiquiatras, sendo três para o público adulto e um para infantil, dez psicólogos (sete para adultos e três para infantil), cinco fonoaudiólogos (quatro para o público infantil e um para adulto) e três terapeutas ocupacionais.

De acordo com a apresentação realizada pela coordenadora do ambulatório, enfermeira Camila Regina de Rezende Moreno, o desafio atual da equipe é contribuir para que a demanda atual seja atendida, já que aumenta a cada dia. Entre os motivos do aumento dos atendimentos, apontou a coordenadora, estão a desestruturação familiar, a falta de limites e o uso de drogas nessa faixa etária.

Para qualificar mais o atendimento da população, a coordenadora do ambulatório propõe a descentralização do atendimento de saúde mental para os bairros mais afastados, em pelo menos três polos, criando novas equipes, já que o Ambulatório de Saúde Mental concentra toda a demanda da cidade na região central.

As vereadoras avaliaram como positivo o atendimento da Farmácia da Saúde Mental, que faz a distribuição de medicamentos controlados, na qual são atendidos cerca de 600 pacientes por dia. A unidade conta com quatro funcionários, sendo uma farmacêutica. Atualmente, apesar de a farmácia não contar com a falta de medicamentos em geral, os remédios Ritalina, para uso infantil, e Fenitoina não estão disponíveis na unidade.

 

SEMANA DA SAÚDE MENTAL

Durante a visita, Dra. Mayra questionou sobre a realização da Semana da Saúde Mental para a discussão de políticas públicas, principais gargalos e integração dos setores municipais. A coordenadora do ambulatório informou que está programada para o final do ano uma atividade entre a equipe, mas vai levar em consideração a proposta das vereadoras para ampliar a participação.

O Ambulatório de Saúde Mental “Dr. Fernando Regis Dantas” localiza-se na Avenida Ana Carolina de Barros Levi, no Centro de Limeira, e atende mensalmente cerca de 1.300 pacientes.

Integram também a Comissão de Saúde os vereadores Aloízio Marinho de Andrade (vice-presidente), Sidney Pascotto, o Lemão da Jeová Rafá (secretário), e Luís Fernando Silveira, o Luisinho Da Casa Kühl, que justificaram suas ausências na visita. Os encontros do grupo ocorrem às quintas, às 11h, na Sala de Reuniões Vereador Mauro Sérgio Vieira.

 

Assessoria de imprensa

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br