Comissão de Saúde da Câmara de Limeira visita CSF Planalto

Vereadores encontram problemas de infraestrutura na unidade

 

A Comissão de Saúde da Câmara realizou diligência no Centro de Saúde da Família (CSF) Planalto com o intuito de conhecer as instalações e verificar as condições de funcionamento da unidade que atende os bairros Jardim Hortência, Jardim Santa Catarina e Jardim Planalto. Participaram da visita, realizada na manhã desta quinta-feira, 29 de junho, os vereadores Dr. Rafael Camargo (PMDB), Lu Bogo (PR), Dra. Mayra Costa (PPS) e Marco Xavier (PSB).

 

O posto, segundo verificaram os parlamentares, também atende os moradores dos bairros Vila Queiroz, Parque Campos Elíseos, Parque Egisto Ragazzo e uma fração do bairro Anavec, atraindo um fluxo de mais de 100 pessoas por dia.

 

Pessoal

 

Para atender essa população, conforme constaram os vereadores, o CSF conta três médicos clínicos, sendo dois generalistas do Programa Mais Médicos, e outros três especialistas, entre os quais dois pediatras e um ginecologista. A unidade também dispõe de dois dentistas – um em cada período -, um psicólogo e um assistente social. Segundo apurou o presidente da comissão, Dr. Rafael Camargo, o posto não tem profissional de fisioterapia.

 

Infraestrutura

 

Os vereadores encontraram o CSF com problemas de infiltrações no teto e nas paredes. Outro problema de infraestrutura encontrado pelos parlamentares foi a existência de buracos no piso da área externa, provocados, segundo apuraram, pela deterioração da tubulação subterrânea. Conforme constatação do presidente da comissão, os banheiros do CSF não têm acessibilidade e iluminação artificial.

 

Ao lado do posto, segundo constataram os vereadores, existe um imóvel que servia de base para a Guarda Municipal, mas atualmente está desocupado. A Comissão vai solicitar informações da Prefeitura sobre a possibilidade de uso do local para o CSF Planalto.

 

Comissão

 

A Comissão Permanente de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo – integrada pelos vereadores Dr. Rafael Camargo (PMDB), Lu Bogo (PR), Marco Xavier (PSB), Dra. Mayra Costa (PPS) e Dr. Marcelo Rossi (PSD) -, entre outras atribuições, tem a função de fiscalizar as unidades básicas de saúde do município.


Foto: Alexandre Silva Brandão/Câmara de Limeira

 

Comentários