28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Comissão de Obras acompanha testes no radar da rua Luís Pântano, no Cecap

Compartilhe essa notícia!

Visita atende demandas de moradores sobre casos de multas recorrentes no local. Foto: Cristiane Scardelai/Câmara de Limeira

 

Atender a demandas de munícipes que reclamam do excesso de multas aplicadas no radar da rua Luís Pântano, no bairro Cecap. Esse foi o objetivo dos vereadores que compõem a Comissão Permanente de Obras da Câmara Municipal de Limeira na manhã desta terça-feira, 20 de fevereiro. Os parlamentares foram até o local, juntamente com moradores, representantes do Executivo, da empresa Sentran, responsável pelos radares da cidade e da empresa Velsos, fabricante do equipamento, para realizar testes de velocidade na via.

 

Estiveram presentes os vereadores da Comissão de Obras Helder do Táxi (MDB), presidente; Lu Bogo (PR), vice-presidente e Waguinho da Santa Luzia (PPS), secretário. Adir Xavier de Almeida, presidente da Associação de Moradores do Cecap, Mauro Tomazini, diretor da mesma instituição e Ataide Delmiro Soares, presidente da Associação de Moradores do Santina, representaram os moradores. Do Executivo compareceram João Somera, diretor da Secretaria de Mobilidade Urbana, e Ju Negão, assessor de Gabinete do prefeito.

 

Diversos munícipes relataram casos recorrentes de multas que sofreram aos vereadores antes de começarem os testes. Terezinha Soares, que trabalha em um Pet Shop a 30 metros do radar, disse ter recebido nove multas por excesso de velocidade. Ela usa o carro do estabelecimento para buscar animais em toda a cidade e contesta as multas. “Dirijo a cidade inteira e nunca tomei multa, é impossível trafegar a 71 Km/h com o carro cheio de animais atrás”, desabafa.

 

Rogério Felix, outro morador do bairro Cecap, também não concorda com a multa que recebeu. Ele afirma que tem um vídeo da câmera de segurança de casa que prova que o carro estava na garagem no mesmo dia e horário em que foi multado pelo radar da rua Luís Pântano.

 

Muitos outros casos foram apresentados aos vereadores. Os representantes das associações recolheram documentos dos reclamantes que serão encaminhados à Comissão para acompanhamento.

 

Testes

Após a conversa com a população, os testes foram realizados pelo representante da Sentran, Rodrigo Aleixo. Houve uma pequena variação na velocidade aferida pelo radar e pelo velocímetro do carro, de acordo com as anotações que o vereador Helder do Táxi fez enquanto acompanhava as medições de dentro do carro utilizado, conforme pode ser visualizado no quadro abaixo:

 

Marcação de velocidade
Teste Marcação do velocímetro do carro Marcação aferida pelo radar
1 69,5 Km/h 75 km/h
2 59,7 Km/h 62 Km/h
3 48,5 Km/h 51 Km/h
4 60,8 Km/h 66 Km/h
5 63,2 Km/h 67 Km/h
6 45,5 Km/h 46 Km/h
7 42,7 Km/h 40 Km/h

 

Os testes, apesar de apresentarem pequenas variações, não satisfizeram as demandas dos munícipes presentes, e a Comissão de Obras continuará a acompanhar a situação. Na quinta-feira, 22 de fevereiro, os vereadores se reunirão com os moradores, às 14h30 horas, para receber documentos e oficializar os questionamentos da população ao Executivo.

O Inmetro também será chamado para uma nova aferição do radar e, até que o órgão realize as medições, o Executivo se comprometeu a não emitir cobranças das multas já aplicadas no local, porém não será possível a suspensão das cobranças já emitidas.

 

A Comissão de Obras, Serviços Públicos, Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo, Agricultura e Ecologia é formada pelos vereadores: Helder do Táxi (PMDB), presidente; Lu Bogo (PR), vice-presidente; Waguinho da Santa Luiza (PPS), secretário; Carolina Pontes (PSDB); e Nilton Santos (PRB), membros. Dentre as prerrogativas do colegiado está a fiscalização de serviços e ações do Executivo.

 

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!