18 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Comissão de Gestão Ambiental retoma trabalhos educativos socioambientais no IZ

Compartilhe essa notícia!

A Comissão de Gestão Ambiental do Instituto de Zootecnia (CGA-IZ) deu início, nesta semana, à divulgação dos trabalhos educativos socioambientais que serão realizados junto à equipe do IZ, para o fortalecimento da própria instituição em suas áreas de atuação.

Os 850 hectares do instituto estão divididos entre Americana (2/3 do total) e Nova Odessa (1/3), onde são realizadas pesquisas científicas sobre produção animal e pastagens desde 1909. Atualmente, o IZ conta com 150 colaborados, entre concursados e prestadores de serviços.

“A primeira etapa desse projeto educativo consiste em formar integralmente os funcionários e parceiros envolvidos nos trabalhos da instituição como gestores socioambientais e formadores de opinião que educam na perspectiva de um diálogo permanente, claro e objetivo. Para isso, serão implantadas, com o apoio da Maestrello Consultoria Linguística, metodologias inovadoras e colaborativas de Educação Ambiental com o objetivo de desenvolver habilidades mais sustentáveis – através do conhecimento, sensibilização e inovação – para construir uma cultura de segurança e resiliência tanto do instituto quanto de comunidades locais diante da crise hídrica, que estão sendo expostos os cidadãos e o desenvolvimento econômico”, informa o presidente da CGA, João Demarchi.

Diretora executiva da startup novaodessense, Ana Lúcia Maestrello ressalta que o IZ possuir um Centro de Pesquisa e Educação Ambiental vai valorizar a instituição, pois poderá promover a integração entre o ambiente rural e o urbano baseada na gestão da água associada à produção agropecuária, servindo de modelo para a construção de sociedades sustentáveis.

“Espera-se que, com essa proposta, o Instituto de Zootecnia se torne referência de ações socioambientais de melhoraria, recuperação e conservação para o desenvolvimento de comunidades resilientes, preocupadas com a sustentabilidade hídrica, a fauna e a flora de um planeta em constante transformação”, pontua Demarchi, o idealizador do projeto.

Com o engajamento dos trabalhadores e das populações de Americana e Nova Odessa, a Comissão de Gestão Ambiental acredita que o espaço educador projetado também irá colaborar com o reconhecimento do IZ como uma Unidade de Conservação Sustentável do Estado de São Paulo.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!