29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Comissão apresenta relatório técnico sobre as mudanças nas leis de incentivo ao esporte

Compartilhe essa notícia!

Projeto de iniciativa da Prefeitura adequa legislação municipal ao novo marco regulatório

Apresentado pela Prefeitura, o Projeto de Lei nº 36/2017, tramitou na Câmara Municipal e foi aprovado por todas as comissões, entre elas, a Comissão Permanente de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo. O projeto também foi incluído na pauta de discussão de votação para a sessão ordinária desta segunda-feira, 20.

A iniciativa do Executivo, que revoga uma série de leis de incentivo fiscal ao esporte, se deve à entrada em vigor do Novo Marco Regulatório do Terceiro Setor (Lei Federal nº 13.019/2014). Segundo a Prefeitura, os órgãos municipais já vinham se preparando para essa nova realidade, tanto que planejou o orçamento destinado ao esporte contemplando os valores de incentivo e de convênios.

Para a população compreender melhor essas mudanças, a Consultoria Técnica Especializada da Câmara desenvolveu um relatório técnico com o objetivo de explicar o tema de forma didática, a pedido da Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo. O estudo mostra detalhadamente o pacote de leis municipais que está sendo extinto e explica as principais alterações do Marco Regulatório.

Segundo o relatório desenvolvido pelas consultoras Amanda Marques de Oliveira e Ingrid Scarpari Tinelli, a nova legislação definiu que o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil se darão mediante termos de colaboração, termos de fomento ou acordos de cooperação. Antes, o instrumento jurídico que as entidades se relacionavam com o poder público eram os convênios.

O estudo explica ainda o que significa cada um desses instrumentos jurídicos. Enquanto o termo de colaboração é proposto pela administração, o termo de fomento é um serviço oferecido e proposto pelas organizações da sociedade civil. Já o acordo de cooperação é uma parceria que não envolve a transferência de recursos financeiros.

Os vereadores da Comissão também se colocam à disposição dos integrantes das entidades envolvidas para explicar ou debater o tema. O colegiado se reúne toda quinta-feira, às 15h30, na Sala de Reuniões da Câmara. A comissão é composta pelos vereadores Dr. Rafael Camargo (PMDB), presidente; Lu Bogo (PR), vice-presidente; Marco Xavier (PSB), secretário; Dr. Marcelo Rossi (PSD); e Dra. Mayra Costa (PPS).

Para ter acesso à integra do Relatório Técnico, clique aqui.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!