Comércios são orientados sobre combate às queimadas e ao descarte irregular de resíduos

A campanha de Educação Ambiental, realizada dentro da “Ação Integrada de Combate às Queimadas”, foi realizada nesta segunda-feira (21) com visitas aos comércios localizados na Rua China, que fica na divisa dos bairros Morada do Sol e Parque das Nações. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio do projeto “Sou responsável pelo local que vivo e convivo”.

No total, 24 estabelecimentos comerciais foram visitados e o trabalho segue nesta terça-feira (22), quando aproximadamente a mesma quantidade receberá a ação com afixação de cartazes educativos e divulgação dos telefones para denúncias. Além disso, são informados os endereços dos ecopontos existentes no município. O local fica na área de “Planejamento 06” do município, que foi diagnosticada com o maior número de queimadas neste ano.

De acordo com a coordenadora da Unidade de Educação Ambiental e Planejamento e interlocutora do Programa Município VerdeAzul, Kátia Birke, a equipe está solicitando o apoio dos comerciantes na divulgação das ações de combate às queimadas e ao descarte irregular de resíduos.

“Estamos também entregando folhetos educativos aos comerciantes, que foram encaminhados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, com importantes informações para prevenção das queimadas”, informou Kátia.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Odair Dias, destacou a importância do envolvimento dos comércios neste trabalho. “A divulgação dos telefones para denúncias é fundamental para a eficácia desse trabalho, que visa conscientizar e também coibir as queimadas e descartes irregulares em nosso município, com foco especialmente nessa região. O envolvimento de toda a comunidade é de extrema importância”, afirmou.

A campanha de Educação Ambiental tem previsão de duração de quatro meses nesta área de planejamento, que é formada pelos bairros: Balsa, São Jerônimo, Jardim Bazanelli, Jardim da Balsa ll, Jardim da Paz, Jardim das Orquídeas, Jardim Dona Rosa, Mario Covas I, II e III, Jardim Novo Horizonte, Jardim São Roque, Morada do Sol, Parque das Nações, Parque Residencial São Jerônimo, Parque Gramado, Parque da Liberdade.

A “Ação Integrada de Combate às Queimadas” envolve as secretarias de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, Saúde, Educação, Habitação, Defesa Civil, Planejamento e Gama (Guarda Municipal de Americana).

Denúncias

Denúncias de descartes irregulares e queimadas podem ser feitas por meio do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), no telefone (19) 3475-9024, na Unidade de Limpeza Pública, no telefone (19) 3405-9444, na Secretaria de Meio Ambiente, no 3471-7770, no GPA (Grupo de Proteção Ambiental), nos telefones 153 e (19) 3407-0513. As denúncias podem ser feitas, inclusive, por meio de fotografia, com multa aplicada ao proprietário do veículo flagrado fazendo o descarte.

As infrações referentes a queimadas são passíveis de multa no valor R$667,77 e de descarte irregular o valor é de R$ 948,08.

 

Unidade de Imprensa

Comentários
Posted Under