24Horas RMC

Comerciantes recebem orientações da PM em ação de segurança

Tenente Gravena é responsável por avaliar espaço comercial e orientar medidas primárias para dificultar o acesso de criminosos

Teve início na manhã desta quarta-feira (8) uma ação conjunta da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana) e do 19º Batalhão da Polícia Militar do Interior, na área central da cidade. Comerciantes do calçadão estão recebendo a visita do tenente Gravena com orientações sobre como adotar medidas primárias de segurança para dificultar o acesso de criminosos aos estabelecimentos. Essa medida foi uma sugestão dos próprios lojistas, em reunião realizada na Associação há duas semanas, após uma série de furtos ocorridos na região.

De acordo com o tenente da PM, foram visitadas oito lojas localizadas nas Ruas 30 de julho e Washington Luiz, no cruzamento com a Rua Fernando Camargo. “A recepção tem sido muito positiva. Durante a visita nós analisamos o estabelecimento, as medidas de segurança que já existem e sugerimos o que pode ser melhorado. Algumas lojas, após o furto, já realizaram melhorias. Outras disseram que vão acatar nossas sugestões”, destacou. Gravena conta com o auxílio do sargento Abreu nas orientações.

Prisão por três furtos

As visitas teriam início ontem (7), quando ao se deslocar até a primeira loja agendada, por volta de 9h, o tenente Gravena foi informado por funcionários de uma loja de departamentos que um indivíduo de camiseta preta havia furtado um celular. Em patrulhamento pelo calçadão para localizar o suspeito, o mesmo foi abordado e com ele encontrado, além do celular, um alicate de unha e um perfume subtraídos de outros dois estabelecimentos. O autor foi preso em flagrante e conduzido até a Cadeia Pública de Sumaré.

 

Ação continua na sexta-feira

A ação continua na próxima sexta-feira (10), quando outros estabelecimentos também serão visitados. “Nós estamos adequando a agenda de trabalho do Tenente com as demandas dos comerciantes. O agendamento das visitas tem sido feito pela ACIA. Na sexta ele dará continuidade. Nosso objetivo é orientar os lojistas e reestabelecer a sensação de segurança no nosso comércio e muitas medidas simples, realizadas por nós comerciantes, podem dificultar a ação criminosa”, comentou o presidente da ACIA, Dimas Zulian.

Os comerciantes do calçadão podem solicitar a visita de orientação da PM, mediante disponibilidade de agenda, na Secretaria da Presidência da ACIA, no (19) 3471-3888.

Além das visitas, ACIA e PM estão produzindo uma cartilha com orientações de segurança. Também está sendo estudada a aquisição de uma câmera de videomonitoramento 360°, que seria custeada pelos comerciantes.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br