Com os atores Eduardo Moscovis, Leticia Colin e Lilia Cabral, drama Amor?, dirigido por João Jardim, estreia no Curta!

EPISÓDIO INÉDITO DE “IMORTAIS DA ACADEMIA” REVELA IRONIA DOS OCUPANTES DA CADEIRA NÚMERO 3 DA ABL

Histórias verídicas e emocionantes fazem parte do documentário “Amor?”, que estreia no Curta! na Quarta de Cinema, 4, às 21h10. Dirigido por João Jardim, o longa-metragem traz oito depoimento de pessoas que estiveram envolvidas em relações amorosas consideradas violentas ou destrutivas, interpretadas por atores profissionais. O elenco é formado pelos atores Júlia Lemmertz, Lilia Cabral, Mariana Lima, Fabíula Nascimento, Silvia Lourenço, Leticia Colin, Claudio Jaborandy e Angelo Antonio. A produção recebeu o prêmio de melhor filme pelo júri popular do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2010) e busca questionar a relação, muitas vezes íntima, entre o amor e a violência.

Na Quinta do Pensamento, 5, é a vez de mais um episódio inédito de “Imortais da Academia”,  com narração da atriz Fernanda Montenegro. Cadeira 3: O Anarquista Inofensivo” reúne aspectos marcantes da personalidade daqueles que já passaram pelo terceiro assento da Academia Brasileira de Letras. Atual ocupante, o jornalista e escritor Carlos Heitor Cony carrega consigo um humor ranzinza e inteligente do cronista que se diz “um anarquista inofensivo”. Há também a eloquência e a popularidade do jornalista e professor Artur de Oliveira, patrono da cadeira 3, que conquistou a amizade e o respeito de Machado de Assis, tendo porém deixado poucas obras publicadas. Outro perfilado é o poeta parnasiano Filinto de Almeida, mais conhecido por ser marido da escritora Júlia Lopes de Almeida do que pelas poesias que escreveu. A série “Imortais da Academia”, exclusiva do Curta!,  é uma produção da Giros com financiamento do Fundo Setorial Audiovisual, o FSA, gerenciado pela Ancine.

“Continuação”, documentário de Rodrigo Pinto que acompanha a turnê de Lenine para o álbum “Labiata”, é a atração desta Segunda da Música, 2, às 21h30. O filme mostra o processo do cantor e compositor na criação do disco lançado em 2008. Entre viagens, shows e gravações de estúdio, o longa também discute importantes questões como a era dos downloads e a reunião de três gerações em torno de música de Lenine.

Registros fotográficos de diferentes regiões e culturas pelo mundo são o destaque da Terça das Artes, 3, às 23h30, no episódio inédito de “Caçadores da Alma”, de Silvio Tendler. Em “O Clique da Viagem”, o trabalho de fotógrafos que buscam entender os costumes por trás de cenários deslumbrantes do planeta. Fotografias da quase extinta tradição da caça com águias na Mongólia; povos de desertos icônicos; crenças em torno das casas abandonadas em Moçambique são algumas das imagens marcantes retratadas. Também será apresentada uma viagem de Gustav Flaubert pela Nicarágua socialista, na qual Gustav aponta uma Moscou que se despedia do comunismo e o Brasil dos anos 1940.   

A faixa “A Vida é Curta”, na Quarta de Cinema, 4, traz cidades brasileiras como palco de seus dramas. Com direção de Kleber Mendonça Filho, “Recife Frio” apresenta as mudanças climáticas da cidade do Recife. Na sequência, “A Festa e os Cães”, de Leonardo Mouramateus, compartilha uma memória afetiva poderosa e pessoal, sobre um tempo de curtição, de emoções libertárias, no subúrbio de Fortaleza. Já o curta “A Cidade”, de Liliana Sulzbach, mostra na cidade de Itapuã (RS) uma comunidade com hábitos bem característicos, que abrigou 1454 pessoas durante mais de 70 anos de existência e que conta hoje com apenas 35 moradores, todos acima de 60 anos. 

 SEGUNDA DA MÚSICA

Continuação (Documentário)

A intimidade da criação do compositor brasileiro Lenine. As incertezas que a era dos downloads e do vinil trouxe para seu trabalho. A reunião de três gerações em torno de sua música. Um documentário sobre olhares, encontros, criação e tecnologia a serviço da paixão pela arte.   

Diretor: Rodrigo Pinto 

Duração: 71 min

Exibição: 02 de outubro, segunda-feira, às 21h30.

Classificação: Livre.

Horários alternativos:

Dia 03 de outubro, terça-feira, às 1h30 e às 15h30;

Dia 04 de outubro, quarta-feira, às 9h30;

Dia 07 de outubro, sábado, 22h.

PROMO – Duração 1’: https://www.youtube.com/watch?v=w5LIxg01smk

TERÇA DAS ARTES

Caçadores da Alma (Série)

Caçadores da Alma celebra a multiplicidade da fotografia. Diversos sotaques, culturas, paisagens, temas e formas de abordagem da realidade marcam a produção dirigida pelo cineasta Silvio Tendler e exibida pelo canal Curta!  São mais de 150 entrevistas com artistas de cerca de 20 países que falam sobre as tensões e conexões do ato de fotografar. Em estúdios, em galerias e nas ruas eles marcam o mundo contemporâneo com seus múltiplos olhares, linguagens, vocações e motivações. Fotógrafos consagrados e jovens talentos relembram trabalhos emblemáticos e mostram ensaios recentes. Martin Paar, Christinne Spengler, Fouad El Koury, Martha Cooper, Anne Abtibol, Evandro Teixeira, Walter Carvalho, Bob Wolfenson, J.R. Duran, Walter Firmo, Custódio Coimbra, Antonio Scorza, Cláudia Andujar, Cássio Vasconcellos, Claudia Jaguaribe, Vilma Slomp, João Roberto Ripper, Nair Benedicto, Orlando Azevedo, Adenor Gondin, Ana Carolina Fernandes, AF Rodrigues, Ratão Diniz, Luiz Baltar, Victor Dragonetti, entre tantos outros caçadores da alma participam da série.

Episódio inédito – O Clique da Viagem 

Uma viagem pelo tempo e pelo espaço. Percorremos diversas regiões do mundo e outros momentos da história através dos cliques de fotógrafos de diferentes nacionalidades e gerações. O foco aqui não é da fotografia de turismo, mas o registro visual particular de cada artista, que busca entender a cultura por trás de cenários deslumbrantes. Vemos a quase extinta tradição da caça com águias na Mongólia, os povos dos desertos mais icônicos do planeta, as crenças em torno das casas abandonadas em Moçambique. Visitamos o passado através da recriação de uma viagem de Gustav Flaubert pelo Egito, conhecemos a Nicarágua socialista, uma Moscou que se despedia do comunismo e o Brasil dos anos 1940.   

Diretor: Silvio Tendler 

Duração: 28 min

Estreia: 03 de outubro, terça-feira, às 23h30.

Classificação: Livre.

Horários alternativos:

Dia 04 de outubro, quarta-feira, às 1h45 e às 15h45;

Dia 05 de outubro, quinta-feira, 9h45;

Dia 07 de outubro, sábado, 11h35.

PROMO – Duração 1’: https://www.youtube.com/watch?v=EL_-GwFf6W8

QUARTA DE CINEMA

“A Vida é Curta” traz cidades brasileiras como cenário principal

Nesta quarta, a faixa “A Vida é Curta” exibe três produções na qual cidades brasileiras fazem parte da trama, com grande destaque. São eles: “Recife Frio”, “A Festa e os Cães” e “A Cidade”. Dirigida por Kleber Mendonça Filho, “Recife Frio” apresenta as mudanças climáticas que muda a cidade Recife. O curta “A Festa e os Cães”, de Leonardo Mouramateus, compartilha uma memória afetiva poderosa, pessoal, sobre um tempo de curtição, de emoções libertárias. Para finalizar, de Liliana Sulzbach, “A Cidade” apresenta a cidade de Itapuã (RS), uma comunidade com hábitos bem característicos, que abrigou 1454 pessoas durante mais de 70 anos de existência, mas conta hoje com apenas 35 moradores, todos acima de 60 anos. 

Exibição: 04 de outubro, quarta-feira, às 20h.

Classificação: Livre

Horários alternativos:

Dia 05 de outubro, quinta-feira, às 00h e às 14h;

Dia 06 de outubro, sexta-feira, às 8h;

Dia 07 de outubro, sábado, às 14h.

PROMO – Duração 1’: https://www.youtube.com/watch?v=EaGcpliEmeM

Amor? (Documentário)

 AMOR? É uma mistura poética de documentário com ficção, um filme sobre relações amorosas que envolvem alguma forma de violência. Atrizes e atores interpretam o depoimento sincero de pessoas que viveram situações que envolvem ciúmes, culpa, paixão e poder.   

Diretor: João Jardim

Duração: 100 min

Estreia: 04 de outubro, quarta-feira, às 21h10.

Classificação: Livre

Horários alternativos:

Dia 05 de outubro, quinta-feira, às 1h10 e às 15h10;

Dia 06 de outubro, sexta-feira, às 9h10;

Dia 07 de outubro, segunda-feira, às 11h30.

PROMO – Duração 1’: https://www.youtube.com/watch?v=Whg_zAdSWcI

QUINTA DO PENSAMENTO

Imortais da Academia (Série)

Ao longo de 42 episódios, a série Imortais da Academia faz um passeio pelo presente e pelo passado da Academia Brasileira de Letras. Essa caminhada por entre as eternizadas cadeiras de uma das mais respeitadas instituições culturais do país é conduzida pelos próprios acadêmicos e também por estudiosos de diferentes áreas. Os episódios mostram o espectro multifacetado que compõe a Academia e, por meio da genealogia de cada uma de suas quarenta cadeiras, contam a história não só da literatura nacional, mas do Brasil e de seu tempo. Isso porque a série revela a casa de Machado de Assis para além da congregação de ilustres pensadores brasileiros: também como um agente enraizado no tempo e no espaço, reflexo e propositor de transformações socioculturais em um país em constante transformação.

Episódio Inédito – Cadeira 3: O Anarquista Inofensivo

O terceiro episódio de Imortais da Academia reúne curiosidades e características marcantes daqueles que emprestaram seus nomes à cadeira 3 da Academia Brasileira de Letras. Há o humor ranzinza e inteligente do cronista que se diz “um anarquista inofensivo”, Carlos Heitor Cony, atual ocupante. Há a popularidade e eloquência de Artur de Oliveira, patrono, que conquistou a amizade e o respeito de nomes como Machado de Assis, mas deixou poucos escritos, diz-se, por preguiça. Há o parnasiano Filinto de Almeida, mais conhecido por ser marido da escritora Júlia Lopes de Almeida do que pelas poesias que escreveu. Sem dúvida, uma cadeira com lugar de sobra para a ironia.   

Diretor: Belisario Franca 

Duração: 26 min

Estreia: 05 de outubro, quinta-feira, às 23h30.

Classificação: Livre.

Horários alternativos:

Dia 06 de outubro, sexta-feira, às 3h30 e às 17h30;

Dia 08 de outubro, domingo, 00h;

Dia 09 de outubro, segunda-feira, 11h30.

PROMO – Duração 1’:  https://www.youtube.com/watch?v=weO1ucxvdCA

SEXTA DA SOCIEDADE

1935, O Assalto ao Poder – Episódio 1 (Série)

O ano de 1935 estava chegando ao fim quando três levantes militares, em três diferentes capitais brasileiras, tentaram derrubar o governo de Getúlio Vargas. Liderada por membros do Partido Comunista do Brasil, a insurreição deflagrada em Natal, Recife e no Rio de Janeiro, foi um fracasso militar e político. Em poucos dias o movimento foi inteiramente dominado. O governo de Getúlio foi implacável com os insurretos. Vários deles foram brutalmente torturados e até quem era mero simpatizante do Partido Comunista acabou preso. Este complexo processo teve como protagonistas, além de Getúlio Vargas, Luiz Carlos Prestes, Octávio Brandão, Olga Benário, Gregório Bezerra e Giocondo Dias. Com base em imagens inéditas encontradas em arquivos europeus e norte-americanos, o filme conta ainda com depoimentos de vários participantes do levante e intervenções dos historiadores Paulo Sérgio Pinheiro, Boris Fausto, José Murilo de Carvalho, Marly Vianna, Paulo Cavalcanti e Homero Ferreira, além do escritor Fernando Morais e do jornalista William Waak. 

Diretora: Michelle Chevrand 

Duração: 50 min

Exibição: 06 de outubro, sexta-feira, às 22h30.

Classificação: Livre.

Horários alternativos:

Dia 07 de outubro, sábado, às 15h30;

Dia 08 de outubro, domingo, 12h;

Dia 09 de outubro, segunda-feira, 6h.

PROMO – Duração 1’: https://www.youtube.com/watch?v=AsMPlGORc24

 Sobre o Curta!

Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET, 56 na Claro TV, 76 na Oi TV e como opcional à la carte na Vivo e GVT nos canais 664 (fibra), 132 (DTH – antiga GVT) e 552 (DTH – Vivo). Siga as redes do canal nos endereços: www.facebook.com/CanalCurta, , twitter.com/CanalCurta e www.youtube.com/user/canalcurta

Comentários