RMC

Com forte calor, consumo de água tratada aumenta em 280 milhões de litros

O Departamento de Água e Esgoto de Americana (DAE) registrou,  em janeiro, aumento no consumo de água tratada de 280 milhões de litros, em relação ao mesmo período do ano passado. Em janeiro de 2013, foram consumidos 2.423.867 bilhões/litros de água tratada e, em 2014, foram contabilizados 2.704.466 bilhões de litros. O aumento no consumo está relacionado  ao clima atípico, com temperaturas elevadas e sem chuvas, o que faz  com que as pessoas mudem seus hábitos. Mas a autarquia alerta a população sobre o uso consciente da água.

 

Outro fator que agrava o problema é a velocidade com que a água é consumida. Desde o início do verão, o DAE vem distribuindo diariamente 90 milhões de litros de água tratada. Essa quantidade, porém, é consumida em pouco tempo, oscilando o nível dos reservatórios e prejudicando o abastecimento. Americana possui 15 centros de reservação de água tratada, sendo 31 reservatórios, com capacidade para 35 milhões de litros de reserva diária.

 

Esse não é um fato isolado de Americana. De acordo com a Agência Reguladora de Saneamento ARES/PCJ, esse é um alerta nacional. “É um problema iminente, todos estão sofrendo com o calor e a falta de chuva. O abastecimento está sendo prejudicado em muitas cidades do país. Nossa região está sendo muito prejudicada com o clima atípico, como podemos acompanhar nos noticiários da região abastecida pelo Rio Piracicaba e Serra da Cantareira”, diz Carlos Gravina, diretor técnico do ARES/PCJ.

 

A autarquia está realizando um conjunto de medidas e manobras para minimizar o impacto que o calor intenso vem causando, entretanto, até o momento, não trabalha com a possibilidade de racionamento.

 

De acordo com a diretora geral do DAE, Claudete Alves Pereira, a captação e o tratamento continuam operando de forma eficiente, no limite da capacidade e, mesmo assim, o problema de falta d’água atingiu a parte alta de alguns bairros: Praia Azul, Recanto, Balsa, Jardim da Paz, Antônio Zanaga, Vila Bela, Parque Novo Mundo e Parque Gramado. “É o momento de a população fazer a parte dela, porque o DAE está fazendo o que pode para que não falte água nas residências. Entendemos que o calor está demais, mas precisamos nos conscientizar.” ressalta.

 

Segundo o chefe de Divisão de Tratamento de Água do DAE, Daniel Fornaziero, a quantidade de água captada em Americana, em condições climáticas normais, daria para abastecer uma cidade de 400 mil habitantes. “O grande problema é a velocidade do consumo. Os reservatórios estão esvaziando muito rápido, sem ter tempo para enchê-los novamente”, explica.

 

O DAE também está intensificando ações operacionais na detecção de possíveis vazamentos e manobras de registros.

 

Caminhão-pipa/prioridade
O DAE disponibiliza água em caminhões-pipa para hospitais, escolas, delegacias e locais de grande atendimento ao público. Para solicitar o serviço, o órgão precisa entrar em contato com o DAE através do telefone: 0800123737.

 

Dicas de economia

·         Tome banhos rápidos. Cinco minutos a menos no banho significam uma economia de 45 litros de água;

·         Feche a torneira enquanto se ensaboa, faz a barba ou escova os dentes. Uma torneira aberta direto por 5 minutos consome 80 litros de água;

·         Dê descargas mais curtas e não jogue nenhum tipo de lixo no vaso sanitário;

·         Utilize a vassoura para varrer o quintal e não a mangueira;

Mangueira com esguicho ou revólver também ajuda na economia;

·         Para lavar a louça (com a torneira meio aberta) durante 15 minutos são gastos 240 litros de água. Quando for lavar a louça, limpe os restos dos pratos e panelas e jogue no lixo. Ensaboe a louça toda e só depois enxágue;

·         Deixe acumular a roupa para lavar, seja na máquina ou no tanque;

·         Use a mangueira só o necessário ao regar as plantas;

·         Utilize redutores de vazão e arejadores nas torneiras. Com eles você economiza até 25% do seu do consumo de água.

·         Mantenha as torneiras, descargas e encanamentos sempre em ordem. Vazamentos, descargas e torneiras que não fecham direito desperdiçam muita água.

·         Reutilize a água da máquina de lavar roupa para lavar o quintal;

Não troque a água de piscinas, a quantidade de água desperdiçada é absurda.

 

 

 

 

Unidade de Imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.