Com a noite mais longa do ano, inverno chega nesta quarta-feira

O inverno chega nesta quarta-feira, dia 21, às 01h24min trazendo dias mais frios, a noite mais longa do ano e a época mais propícia à observação do céu.

 

O fenômeno conhecido como Solstício significa que o Sol atinge a sua maior declinação ao norte. Esse afastamento em direção ao norte, a partir do equador celeste, é de 23° e 27 minutos. A partir daí o Sol aparentemente retorna em direção ao sul, rumo a posição que marca a primavera. É a mais longa das estações do ano e isto é uma consequência da órbita elíptica da Terra aliada à velocidade da mesma ao redor do Sol, razão pela qual as estações têm duração diferente.

Em nossa região o Sol nascerá nesta quarta-feira às 06h49min e se porá às 17h33min. A passagem meridiana ocorrerá às 12h11min. Teremos a noite mais longa do ano, e consequentemente o dia mais curto, com apenas 10h44min.

As estações do ano decorrem da inclinação do eixo de rotação da Terra de 23°27’ sobre o plano de sua órbita. Nesta quarta-feira irá acontecer a noite mais longa do ano e a partir daí os dias ficarão cada vez mais longos culminando no Equinócio da primavera em 22 de setembro quando a duração do e da noite se igualarão. Se o leitor prestar atenção em sua residência irá perceber que durante o ano a luz solar ilumina diferentemente certos cômodos o que comprova na prática que o astro-rei percorre caminhos diferentes no céu durante o ano.

Em 22 de Setembro, por ocasião do Equinócio da Primavera, a duração dos dias e das noites se igualará.

O fenômeno das estações do ano pode ser conferido em nossas próprias residências. É só observar que durante o ano o astro-rei ilumina de forma diferente a nossa casa, uma vez que ele faz caminhos diferentes no céu. É somente por ocasião dos Equinócios – entrada do Outono e da Primavera – que o Sol nasce exatamente a Leste e se põe exatamente a Oeste.

A chegada do Inverno trás noites propícias à observação dos astros. Nesta época pontificam belas constelações como o Escorpião, Virgem, Leão, Cruzeiro do Sul e Carina, entre outras. Dois planetas atualmente estão em evidência, e podem ser vistos todas as noites à olho nu:  Júpiter e Saturno, a maravilha do Sistema Solar com seu incomparável sistema de anéis.

EM AMERICANA

O OMA (Observatório Municipal de Americana), órgão da Secretaria de Cultura e Turismo da prefeitura, está aberto à visitação pública todas as sextas-feiras, das 19h00 às 22h00, desde que hajam boas condições atmosféricas. Na ocasião são realizadas observações dos astros em evidências, através de telescópios e lunetas. Sessões de bate-papo astronômico costumam durar até altas horas da noite.

As visitas escolares e de grupos interessados estão temporariamente suspensas.

Para mais informações podem ser obtidas pelo fone (19) 3407.2985.

 

 

Comentários