29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Colégio de Líderes define pauta para sessão ordinária de segunda-feira, 6

Compartilhe essa notícia!

Seis projetos foram escolhidos para votação, três deles de autoria do Executivo

Os líderes partidários selecionaram seis proposições para a pauta da próxima sessão ordinária, que acontecerá na segunda-feira, 6 de março. Três são de autoria do Executivo. A sessão camarária é transmitida pela TV Câmara Limeira, canal 4 da NET, e pelo site www.limeira.sp.leg.br. Os também interessados podem acompanhar os trabalhos pessoalmente, na Rua Pedro Zaccaria, 70, Jardim Nova Itália. Para acesso as dependências do Legislativo, é preciso apresentar documento com foto.

Veja os itens. Clique no link para ver o texto na íntegra:

Projeto de Lei 257/2016, de autoria da vereadora Erika Tank (PR), dispõe sobre a acessibilidade no passeio público em locais onde houver pontos de ônibus no município de Limeira.

Projeto de Decreto Legislativo 34/2016, de autoria da vereadora Lú Bogo (PR), institui a “Semana da Conscientização da Proteção aos Profissionais Coletores de Lixo”.

Projeto de Lei 28/2017, de autoria do vereador Anderson Pereira (PSDB), perpetua o nome de Mario Peixoto de Oliveira na Via Marginal Projetada do Distrito Industrial Anhanguera de Limeira.

Projeto de Lei 38/2017, de autoria da Prefeitura Municipal, autoriza o Poder Executivo a transferir recursos financeiros às “Associações de Pais e Mestres” das escolas da rede pública municipal, por meio de Termo de Colaboração.

Projeto de Lei 35/2017, de autoria da Prefeitura Municipal, autoriza o Poder Executivo, através do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), a alterar o valor do repasse, a título de subvenção social, a entidade “Núcleo de Valorização Humana Nova Vida”.

Projeto de Lei 34/2017, de autoria da Prefeitura Municipal, autoriza o Poder Executivo, através do Ceprosom, a repassar recursos financeiros, a título de subvenção social, a diversas entidades beneficiárias.

 

Comissão de Educação e Cultura recebe representantes de professores celetistas

Secretário de Educação será convidado para reunião extraordinária na quarta-feira

A Comissão de Educação e Cultura recebeu representantes dos professores celetistas da cidade de Limeira na reunião realizada na quinta-feira, 2. Silvana Ganun, Andréa Felipe dos Santo e Luciana Boria Bozza vieram pedir apoio dos vereadores junto ao secretário de Educação, para que ele mande o novo Estatuto do Magistério o mais rápido possível para votação.

Por ser um assunto que já gerou demandas por parte dos professores efetivos também, o presidente da Comissão, Wagner Barbosa, juntamente com os demais membros, vão convidar o secretário de Educação André Luiz Francesco para uma reunião extraordinária na quarta-feira, 8 de março –  essa data ainda será confirmada de acordo com a agenda do secretário.

A demanda das representantes dos celetistas é de que o novo Estatuto já foi aprovado pela Conferência Municipal de Educação (Cocem) em dezembro de 2015. Desse Conselho participam todos os representantes da classe: diretores e professores efetivos escolhidos entre seus pares e representantes de sindicatos.

A principal reivindicação delas é relativa à carga horária de trabalho, o novo Estatuto prevê 48 horas de jornada, enquanto no que está em vigor pode se estender até 66 horas com a carga suplementar.

Da reunião da Comissão de Educação e Cultura vão participar os membros da comissão, representantes dos professores celetistas e também representantes dos professores efetivos. Os vereadores querem obter mais informações sobre o Estatuto do Magistério para se posicionarem a respeito.

 

Câmara recebe visita do reitor da Unicamp José Tadeu Jorge

Ele agradeceu pessoalmente a homenagem recebida na última Sessão

O reitor da Unicamp José Tadeu Jorge foi recebido pelo presidente da Câmara José Roberto Bernardo, Zé da Mix (PSD), e demais vereadores na quinta-feira, 2. O reitor veio agradecer a homenagem recebida na sessão ordinária de quarta-feira, 1, quando se tornou cidadão limeirense.

Os vereadores Wagner Barbosa (PSB) e Marcelo Rossi (PSD), em nome dos demais vereadores, agradeceram a presença do reitor, ressaltaram a importância da Unicamp para a cidade e o papel que José Tadeu Jorge desempenhou na instalação e ampliação do campus em Limeira. Wagner ainda lembrou que o reitor veio à Câmara em um dia especial, aniversário do presidente Zé da Mix.

“É um prazer enorme tê-lo aqui nesse dia. Para nós, é um orgulho ter uma pessoa tão especial como cidadão limeirense”, disse o presidente. O reitor agradeceu a homenagem e disse que se sente feliz por ter colaborado com a cidade. “Espero que vocês não invertam a situação, quem veio agradecer fui eu”, brincou o reitor.

A cerimônia de entrega do título de Cidadão Limeirense a José Tadeu Jorge ainda será marcada.

 

Memorial do Legislativo ganha página no Facebook

Espaço busca construir história da Câmara com ajuda da população

O Memorial do Legislativo de Limeira tem um objetivo principal: rememorar a história da Câmara Municipal limeirense. É a partir de documentos, objetos, livros e outros registros que a história do Poder Legislativo é contada desde 2014, quando a entrou em vigor a resolução que criou o memorial.

A busca pela história da Casa de Leis, agora, ganha um importante passo: o uso do Facebook como ferramenta para construir e relembrar os capítulos da trajetória da Câmara de Limeira. A página Memorial do Legislativo da Câmara Municipal de Limeira (facebook.com/memoriallegislativolimeira) foi criada com esse intuito, conforme explica Giane Boscolo, do Departamento de Registro, Arquivo e Documentos do Legislativo.

“Esse espaço tem por finalidade proporcionar a troca de informações, a difusão de curiosidades, bem como a identificação de personalidades e ocasiões retratadas em nosso acervo fotográfico, reconstruindo assim a história da nossa cidade através da colaboração mútua”, afirma. A população pode participar doando ou emprestando documentos, fotografias, livros e até objetos que contribuam com a ampliação do acervo histórico.

Publicações

Quem acessar a página do Memorial do Legislativo já vai encontrar postagens sobre a origem de Limeira e dos legislativos municipais. A Câmara de Limeira, por exemplo, foi criada em 18 de julho de 1844. “Desde sua criação, foi consolidada uma história de ações que fizeram Limeira evoluir e chegar à cidade que conhecemos hoje”, retrata Giane. “A cada dia, a Câmara escreve um novo capítulo de sua existência, marcada por lutas, discussões, conquistas, desenvolvimento e respeito pela cidade que ela ajudou a construir por meio de seus vereadores, legítimos representantes do povo.”

 

 

 

 

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!