24Horas Saúde

Coceira e ardência são sintomas de doença que surge na infância. Saiba mais sobre dermatite atópica

A dermatite atópica, doença crônica não contagiosa que atinge principalmente as crianças a partir dos três meses de idade, é caracterizada por pele seca e manchas avermelhadas na pele que coçam muito. Os sintomas mais comuns da enfermidade são coceira, ardência e, em casos mais graves, rachaduras na pele, descamação, alteração na coloração da pele e até sangramentos causados pelo ato de coçar, em regiões como sobras dos braços e parte de trás dos joelhos.

Segundo a dermatologista Cíntia Guedes Mendonça, entre os fatores que podem causar a doença está a predisposição genética, quando há histórico de familiares com quadros crônicos como a própria dermatite atópica, rinite e asma com quadros variáveis. “A dermatite atópica está relacionada com uma alteração na produção de algumas gorduras na pele. Quem tem a doença, por não ter essas gorduras que deveria, tem a pele muito seca e, por causa disso, coçam muito”, ressalta Cíntia.

Para a médica, identificar os fatores que ajudam a desencadear as crises é essencial para evitar o mal, que surgem entre intervalos de meses ou anos entre uma crise e outra, para permitir uma qualidade de vida melhor para a criança até a fase adulta. Roupas de lã, tecidos sintéticos, frio ou calor intensos, alergia a ácaros, poeira, perfumes e pelo de animais são alguns deles. Além disso, é necessário adotar algumas rotinas diárias capazes de evitar quadros mais graves. Entre as medidas estão os banhos curtos e mornos, não usar buchas ou esponjas, e usar sabonetes neutros como os de glicerina ou infantis. Devido à pele ressecada, a base do tratamento é o uso de hidratantes, após o banho, recomendados pelo especialista.

 

Dra. Cíntia Guedes Mendonça

Graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (SP), Dra Cíntia Mendonça possui título de especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e certificação de medicina estética pelo Instituto Brasileiro de Ensino (ISBRAE). Pós-graduada em dermatologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, fez residência médica em ginecologia e obstetrícia pelo Hospital Municipal Maternidade “Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva” (Hospital Municipal Maternidade-Escola de Vila Nova Cachoerinha).

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br