24Horas RMC

Cobrança por desperdício de comida é considerada ilegal

Dica do PROCON de Americana

 

É muito comum bares e restaurantes cobrarem taxa de desperdício por sobras de alimentos, mas o consumidor deve ficar atento porque esta é considerada uma prática abusiva para o Procon. Os estabelecimentos chegam a divulgar a taxa nos cardápios ou em quadros no próprio local e cobram uma taxa quando o consumidor não se alimenta de tudo o que coloca no prato.

 

De acordo com o Procon de Americana isso vai contra o artigo 39 do CDC (Código de Defesa do Consumidor) e é considerada uma vantagem excessiva por parte dos estabelecimentos, já que o cliente já paga pela refeição. O consumidor que for obrigado a pagar pela taxa tem direito à devolução da quantia, por isso é importante guardar o comprovante de pagamento.

 

Para registrar a reclamação e denunciar o comércio, o Procon de Americana fica localizado na Avenida Brasil, 85, em Americana. 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br