Cirurgia Plástica: Dr José Neder Netto é cirurgião plástico e fala sobre os cuidados e a segurança dos procedimentos cirúrgicos

Como todos sabem todo e qualquer tipo de cirurgia tem seus possíveis riscos e complicações que não devem ser desprezados. Para cada caso a indicação cirúrgica é obtida durante a consulta através de uma anamnese detalhada e exame físico do paciente.

 

A decisão de realizar o procedimento é exclusiva do paciente, somente ele pode decidir se a cirurgia proposta alcançará suas metas e se as complicações e riscos inerentes ao procedimento são aceitáveis. Portanto o paciente deve certificar-se de que suas expectativas são realistas.

 

O indicado é que o paciente procure sempre um especialista membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), de sua confiança e que sinta afinidade. Pergunte tudo sobre o procedimento, tire suas dúvidas, local que será realizado, como é feito e esteja ciente do tipo e do tamanho das cicatrizes do mesmo.

 

Na anamnese informe tudo o que lhe for questionado, siga corretamente as orientações pré-operatória e no dia da cirurgia não se esqueça do jejum. O correto seguimento das medidas pós-operatórias também são fundamentais para o sucesso de  uma cirurgia.

 

Seguindo todas as orientações médicas os riscos diminuem, porém não estão isentos, todo procedimento tem sua porcentagem de complicação e riscos, portanto, pesquise antes de optar pela cirurgia.

 

A Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS)) emitiu um alerta para todos os indivíduos que buscam procedimentos cirúrgicos estéticos mais baratos, e especialmente nas mãos de praticantes não licenciados que operam sem certificação de órgãos reguladores de cirurgia plástica, para garantir uma maior segurança dos pacientes. Além da certificação de médico, procure as afiliações do cirurgião que vai escolher. A categoria de membro da SBCP insere o cirurgião dentro da elite da cirurgia plástica, também se atente a escolha do cirurgião, um cirurgião qualificado é o primeiro passo na segurança de que a cirurgia pode atender as suas expectativas.

 

Dr José Neder Netto
CRM -120.985
Cirurgião Plástico
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Comentários