Piracicaba

Cinepiano será neste sábado (21) em Piracicaba, pela Pastoral da Criança

O pianista Tony Berchmans Canto viaja o mundo com esse espetáculo, que terá apresentação única na cidade, em benefício da Pastoral da Criança. Foto: Chico Mitre

 

 

No escurinho do cinema, um único holofote no palco ilumina o piano que, ao vivo, faz a trilha sonora improvisada do clássico do cinema mudo “A General”, rodado em 1926 pelo gênio cinematográfico da comédia Buster Keaton. Este é o clima do espetáculo audiovisual Cinepiano, que o compositor e pianista Tony Berchmans Canto traz a Piracicaba no próximo sábado (21), às 20 horas, no Teatro do Engenho. A apresentação exclusiva tem caráter beneficente, em prol da Pastoral da Criança de Piracicaba e, por isso, os ingressos devem ser trocados com uma hora de antecedência por dois litros de leite integral em caixinha.

Único do gênero no Brasil, o Cinepiano Tony Berchmans foi criado pelo artista em 2010 e, desde então, apresentado em mais de 120 edições pelo País, na Europa e Estados Unidos. Não é a primeira vez que Berchmans, piracicabano, realiza o espetáculo de forma beneficente na cidade, sempre em apoio à Pastoral da Criança, criada e impulsionada em toda a região pelos pais Antônio e Bergue Canto há mais de 30 anos.

Geralmente o pianista traz peças de Charles Chaplin, mas desta vez escolheu Keaton que, apesar de menos conhecido que Chaplin, é um gênio do mesmo porte. “Inclusive eles foram amigos e contemporâneos”, informa.

“A General” é um filme espetacular, com 75 minutos de duração, que narra o sequestro da locomotiva General. Em plena guerra civil americana, o protagonista provoca uma divertida confusão entre os dois exércitos por causa do sequestro. A cena do trem que cai de uma ponte ao passar em cima de um rio é uma das mais famosas imagens do cinema mudo. Uma louca aventura que será projetada em película 16 milímetros, numa cópia exclusiva do projecionista Alex Brasil.

 

Sobre o Cinepiano Tony Berchmans

Um raro tributo ao cinema e à trilha sonora. Um impressionante exercício de improvisação e sincronismo, no qual o acompanhamento musical de clássicos ao vivo, pelo piano, torna-se uma experiência audiovisual única.

No espetáculo, a música narra as cenas com precisão e ajuda a contar a história, estabelecendo andamentos, climas emocionais, ambientações dramáticas e pontuações cômicas.

Além de óbvias habilidades técnicas, Berchmans conta com um enorme vocabulário de ferramentas de interpretação e traz ao público um veloz ritual de criatividade, técnica e sensibilidade ao piano.

Nos últimos anos, o Cinepiano Tony Berchmans passou por prestigiados espaços e eventos pelo Brasil e o mundo, com apresentações especiais em Portugal, Inglaterra, Noruega, Itália e Romênia.

 

Sobre Tony Berchmans Canto

Pianista, compositor, produtor musical e especialista no estudo da música de cinema, Tony Berchmans Canto é autor do livro “A Música do Filme – Tudo o que você gostaria de saber sobre a música de cinema”. Desde 1992 atua no mercado de produção fonográfica, coordenando, compondo e produzindo som para rádio, tv, cinema e internet, em centenas de projetos.

Foi curador do “Música em Cena – 1º Encontro Internacional de Música de Cinema”, realizado em 2007 no Rio de Janeiro, evento que trouxe ao Brasil lendas da música de cinema como Ennio Morricone e Gustavo Santaolalla.

Professor de Pós-Graduação em Trilha Sonora para Cinema e TV, frequentemente participa de festivais e concertos de música de cinema nos Estados Unidos, Espanha, Bélgica e Brasil, profere palestras e ministra cursos e oficinas em instituições como PUC/SP, ESPM, FAAP, Anhembi-Morumbi, MIS-SP e Sesc. Com seu projeto Cinepiano já realizou mais de 120 espetáculos no Brasil e na Europa.

 

O trabalho da Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança de Piracicaba está presente na região há mais de 30 anos. É uma organização de referência no mundo, que desenvolve um trabalho de acolhimento por todo o Brasil, com a finalidade de resgatar a vida de crianças e gestantes e fortalecer os vínculos afetivos das famílias, orientando-as no desenvolvimento de ações básicas de saúde, nutrição, educação, catequese e cidadania, buscando a melhoria da qualidade de vida e organizando-as para a solidariedade comunitária.

Também procura capacitar lideranças comunitárias para que sejam agentes de transformação das famílias em suas comunidades. Interessados em se tornar voluntário ou colaborador da Pastoral da Criança de Piracicaba, podem entrar em contato pelos telefones (19) 2106-7560 ou 3042-5979 ou ainda pelo e-mail pastcri@diocesedepiracicaba.org.br.

 

SERVIÇO

Cinepiano Tony Berchmans 2018

Sábado, 21 de julho, às 20 horas, no Teatro Erothides de Campos, Engenho Central, em Piracicaba. Filme: A General (The General, 1926), Buster Keaton – 75min. Classificação indicativa: 8 anos. Ingresso individual: 2 litros de leite integral de caixinha, que deve ser trocado uma hora antes do início do espetáculo. Empresas podem entrar em contato para doações em maior quantidade. Site Oficial: www.cinepiano.com.br / Youtube: http://bit.do/cinepiano / Facebook, Twitter e Instagram: @cinepiano

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br