RMC

Cinco cidades paulistas recebem cinema sustentável em abril

Projeto pioneiro no país realiza sessões gratuitas de cinema através de energia solar

Depois de percorrer vários quilômetros pelo estado de São Paulo, o projeto Cinecidade, que está na estrada desde agosto do ano passado, visitará mais cinco cidades nos próximos dias. A iniciativa fará sessões gratuitas de filmes brasileiros, em parceria com o primeiro cinema móvel solar do país, o Cinesolar. O circuito itinerante terminará em abril com passagem pelos municípios de São Roque, Nova Odessa, Monte Mor, Campo Limpo Paulista e Campinas. Além da exibição do longa-metragem Uma História de Amor e Fúria, do diretor Luiz Bolognesi, os espectadores poderão conferir uma seleção de curtas-metragens especiais para o público infantojuvenil.

Patrocinado pelo Grupo CPFL Energia e com o apoio do Instituto CPFL Cultura, o Cinecidade integra o Circuito CPFL de Arte e Cultura. O projeto já rodou mais de 50 cidades do interior paulista e alcançou um público espectador superior a 20 mil pessoas. Além das sessões gratuitas que aconteceram em escolas, espaços culturais e praças, o circuito ainda promoveu oficinas lúdicas de conscientização ambiental e vídeo para crianças e adolescentes de algumas das cidades.

“Em um ano em que muito se falou sobre crise e dificuldades provocadas pela crise, conseguimos unir forças e superar obstáculos com criatividade, esforço, interação e inovação. Em parceria com o Cinesolar, levamos cinema e atividades de sustentabilidade a mais de 50 cidades do interior paulista. Esta programação acessível, democrática e de alta qualidade é marca do Instituto CPFL Cultura, e nela nos apoiamos para fazer um ano ainda mais intenso e inspirador”, afirma Mário Mazzilli, diretor-superintendente do Instituto CPFL.

A parceria entre o Cinecidade e o Cinesolar é inédita. Além de projetar os filmes com energia limpa e renovável, o cinema itinerante leva toda estrutura necessária para realizar as sessões, desde telão até cadeiras para o público. Neste circuito foi exibido um filme brasileiro diferente a cada mês. Entre os filmes escolhidos estão O PalhaçoEu e Meu Guarda-ChuvaAntes que o Mundo AcabeO Menino no Espelho, e as animações Uma História de Amor e Fúria e O Menino e o Mundo, que disputou uma estatueta do Oscar deste ano.

“Nosso objetivo é difundir e democratizar o acesso às produções audiovisuais brasileiras através de um circuito paralelo ao das salas comerciais e que também possam dialogar com nosso público. O filme produzido em nosso país precisa se encontrar com os brasileiros. Além disso, atrelar esta ação com temas relacionados à sustentabilidade e ao meio ambiente. E isso torna a iniciativa ainda mais enriquecedora para quem participa”, diz Cynthia Alario, diretora da Brazucah Produções, responsável pelos projetos Cinecidade e Cinesolar.

Mais informações: www.cinesolar.com.br

 

Sobre o Cinesolar

O projeto tem a realização da Brazucah Produções em parceria com a Associação Cultural Simbora e a SemearteProductil. O Cinesolar ainda conta com o apoio da Fundação Holandesa Doen, promotora da sustentabilidade, cultura e inovação social em vários países, e do Solar World Cinema, projeto holandês que difunde cinemas solares. Desde 2013 já atingiu um público de mais de 40 mil pessoas e centenas de cidades brasileiras visitadas.

 

SERVIÇO

Projeto Cinecidade em São Roque

Quando: Quinta-feira, dia 07, às 19h (mostra de cinema infantil) e às 20h (filme “Uma História de Amor e Fúria)

Onde: Praça da Matriz

Obs.: Caso chova, as sessões acontecerão no Centro Cultural Brasital

 

Projeto Cinecidade em Nova Odessa

Quando: Sexta-feira, dia 08, às 19h (mostra de cinema infantil) e às 20h (filme “Uma História de Amor e Fúria)

Onde: Escola Municipal Dante Gazzetta (Rua Aristeu Valente, 133 – Centro)

 

Projeto Cinecidade em Monte Mor

Quando: Terça-feira, dia 12, às 19h (mostra de cinema infantil) e às 20h (filme “Uma História de Amor e Fúria)

Onde: Praça São Benedito – Jardim Planalto

Obs.: Caso chova, as sessões acontecerão na Escola Municipal Coronel Domingos Ferreira

 

Projeto Cinecidade em Campo Limpo Paulista

Quando: Quarta-feira, dia 13, às 19h (mostra de cinema infantil) e às 20h (filme “Uma História de Amor e Fúria)

Onde: Praça Castelo Branco

Obs.: Caso chova, as sessões acontecerão na quadra da EMEF Dr. Francisco Monlevade (Rua Maria do Carmo Cardoso, 11)

 

Projeto Cinecidade em Campinas

Quando: Quinta-feira, dia 14, às 19h (mostra de cinema infantil) e às 19h40 (filme “Uma História de Amor e Fúria)

Onde: Estação Cultura (Rua Francisco Teodoro, 1.050 – Vila Industrial)

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br