Cidade Mirim de Trânsito já recebeu mais de 1.400 crianças neste ano

Educação de trânsito é rotina em Santa Bárbara d´Oeste. A Cidade Mirim de Trânsito “Álvaro de Souza Teixeira” já recebeu 1.440 crianças este ano, orientando na teoria e na prática sobre trânsito seguro.  Neste ano, o projeto foi ampliado atendendo também escolas estaduais com palestras, teatro, além de mais blitz educativas nas vias e “travessia escolar segura” na saída das escolas. As ações da Cidade Mirim já são referência em toda a região.

As visitas deste ano começaram no dia 8 de março, com 50 alunos da Emefei “Profª Terezinha de J. Soares Quinalha”, do Jardim Vista Alegre. Foram 596 crianças em março, 621 crianças em abril e 223 até o dia 9 de maio. A previsão para o mês de maio, de acordo com os agendamentos, é de 1.143 alunos, totalizando 2.360 crianças em 3 meses.

Durante as visitas os alunos participam de aula com temas específicos para cada série atendida do Ensino Fundamental: “Lugares no Trânsito” (2º ano), “As Cidades e o Meio Ambiente” (3º ano) e “O direito de ir e vir no trânsito” (4º ano). Depois vivenciam no papel de condutores, ciclista, pedestres e agentes de fiscalização tudo o que aprenderam na minicidade, projetada especialmente para a parte prática, com direito a talão de multas e carteira de habilitação mirim.

Escolas públicas ou particulares de Santa Bárbara e região podem participar. Os agendamentos podem ser realizados junto à Defesa Civil de segunda a sexta-feira, pelo telefone (19) 3463.5233 ou pelo e-mail cidademirim.santabarbara@gmail.com.

Maio Amarelo

Durante o Maio Amarelo, mês que marca a prevenção de acidentes de trânsito, as atividades da Cidade Mirim de Trânsito são intensificadas em conjunto com outros setores da Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil e Secretaria de Educação.

Com o tema “Nós Somos o Trânsito”, e o slogan “Trânsito é feito de gente. E a gente merece respeito!”, o objetivo é fazer com que os condutores, passageiros e pedestres reflitam sobre uma nova forma de encarar a mobilidade, optando por um trânsito mais seguro.

Confira a programação das ações do Maio Amarelo:

Dia 15, terça-feira

Das 9 às 11 horas

Blitz Educativa na Rua Graça Martins

Dia 16, quarta-feira

Das 9 às 11 horas

Blitz Educativa na Avenida São Paulo

Dia 18

Operação Segura Integrada

Ação educativa e de fiscalização

Polícia Militar, Guarda Civil e Cidade Mirim de Trânsito

Dia 24, quinta-feira

8 horas

Teatro na E.E. “Monsenhor Henrique Nicopelli”

Dia 25, sexta-feira

Operação Educativa

EMEFEI “Profª Antônia Dagmar de A. Rosolen”,

Rua México, Vila Sartori

Dia 26, sábado

Feira de Ciências sobre o Trânsito

EMEFEI “Profª Antônia Dagmar de A. Rosolen”, na Vila Sartori

Dia 28, segunda-feira

Operação Educativa

Emefei Charles Dodson

Av. Ruth Garrido Roque, Bosque das Árvores

Dia 30, quarta-feira

Ação educativa na Praça Coronel Luis Alves (Central)

Com alunos da EMEFEI “Profª Terezinha de J. Soares Quinalha”, do Jardim Vista Alegre

Dia 30

Operação Segura Integrada

Ação educativa e de fiscalização

Polícia Militar, Guarda Civil e Cidade Mirim de Trânsito

Comentários