24Horas Santa Bárbara d´Oeste Variedades

Cidade Mirim de Trânsito: alunos do Vista Alegre abrem visitas deste ano

As visitas à Cidade Mirim de Trânsito “Álvaro de Souza Teixeira” começaram na quinta-feira (8), com alunos da Emefei “Profª Terezinha de J. Soares Quinalha”, do Jardim Vista Alegre. Cerca de 50 alunos participaram de aulas sobre educação de trânsito e praticaram cidadania na minicidade, com direito a serem motoristas, pedestres ou guardas, podendo até aplicar multas. Os primeiros visitantes do ano se formaram “educadores mirins de trânsito” e já podem disseminar conhecimentos e boas práticas para a família. A Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste mantém o projeto desde 2016. Somente em 2017 atendeu mais de 6 mil alunos. O objetivo é formar cidadãos mais conscientes para um trânsito mais humano e seguro.

 

Durante a visita à Cidade Mirim de Trânsito, localizada no Centro Social Urbano, os alunos do 2º ano do ensino fundamental tiveram uma aula sobre “Lugares no Trânsito”, com brincadeiras incluindo placas de trânsito. “O tema para esta faixa etária será implementado em breve com fantoches, para ficar mais interativo e lúdico”, disse o diretor de Educação do Trânsito da Cidade Mirim, Ezequiel de Matos. Os temas são específicos para cada série: 3º ano, “As Cidades e o Meio Ambiente” e 4º ano, “O direito de ir e vir no trânsito”.

 

Após as explanações e brincadeiras, os visitantes praticaram, na minicidade, tudo o que aprenderam. São ruas, calçadas, ciclovia, sinalização, carrinhos e bicicletas para a vivência do trânsito seguro e responsável. No final da atividade, as crianças levaram para casa uma “CNH (Carteira Nacional de Habilitação) Mirim” e um talão de multas para que, munidos de autoridade mirim, possam multar as pessoas de sua convivência, caso se deparem com alguma infração de trânsito.

 

Novidades e ações

De acordo com o secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Rômulo Gobbi, a infraestrutura do projeto terá novidades. “O espaço será delimitado com cerca divisória, receberá banheiros mirins e garagem para os miniveículos e bicicletas”, disse. “A Cidade Mirim já é referência na região e palco de várias visitas de educadores de trânsito de outras cidades. É a Prefeitura priorizando a educação”, completou.

Outra novidade é a atuação dos educadores da Cidade Mirim de Trânsito nas 37 escolas estaduais de Santa Bárbara, oferecendo palestras sobre trânsito. A atividade é uma parceria da Prefeitura com a Diretoria Regional de Ensino de Americana. Serão três encontros por escola, com roda de conversa sobre o senso crítico do trânsito, teatro sobre impacto no trânsito e gincana com perguntas e respostas sobre a temática. A primeira escola a receber a equipe será a Escola Estadual “Profª Irene de Assis Saes”, do Jardim São Francisco, no dia 21 deste mês.

 

“Também intensificamos as blitz educativas na cidade e a “travessia escolar segura”, com abordagens de vans escolares, orientações aos condutores e monitoramento do trânsito na travessia da faixa nas entrada e saída das escolas”, concluiu o diretor.

 

As escolas interessadas em participar da Cidade Mirim de Trânsito podem agendar a visita de seus alunos de segunda a sexta-feira junto à Defesa Civil, pelo telefone (19) 3463.5233 ou pelo e-mail cidademirim.santabarbara@gmail.com. Podem se inscrever escolas públicas ou particulares, da cidade ou da região.

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br