25 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Chuvas estabilizaram represas que abastecem Santa Bárbara

Compartilhe essa notícia!

As três represas que abastecem a cidade de Santa Bárbara d’Oeste, a Areia Branca, a São Luiz e a de Cillo, permaneceram cheias, praticamente 100%, na maioria dos meses de 2015 com as chuvas. Além de se manter estabilizada nesse período, a reserva hídrica do município foi ampliada em cerca de 15% com a obra de instalação das comportas na represa São Luiz, realizada no primeiro semestre de 2014 pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto). O fator climático e as ações da autarquia, que executou ainda obras de captação de água de outros pontos da cidade, proporcionaram tranquilidade no abastecimento durante todo o ano de 2015, diferente do que foi no ano passado, com a crise hídrica que afetou o Estado de São Paulo.

 

Considerando o acumulado dos meses de janeiro a novembro, em 2015 choveu 1.122,1 mm, cerca de 50% a mais do índice pluviométrico registrado no mesmo período do ano passado, 749 mm – dados do pluviômetro instalado pelo DAE na Estação Elevatória Santa Alice, a Represinha, que é o ponto de captação de água bruta localizado no Jardim Santa Alice.

 

O diretor-superintendente do DAE, Rafael Piovezan, comemorou a atual situação hídrica e comentou as ações da Administração Municipal que beneficiaram a população na questão do abastecimento. “A crise hídrica foi um momento ímpar na história de nosso município. Nós observamos, agora em 2015, uma realidade completamente distinta do que vivemos em 2014. Essa constatação demonstra que o cenário de 2013 e 2014 foi muito severo do ponto de vista da queda da precipitação e da ausência de chuvas em período importantes. Essa condição crítica que passamos no final de 2014 promoveu a busca de soluções alternativas para o problema, tornando a autarquia cada vez mais sustentável na questão do abastecimento. As obras emergenciais possibilitaram novos pontos de captação e, atualmente, temos condições de abastecer com mananciais diferentes uma parte da população do município. Nossos investimentos foram importantes para a cidade. As comportas instaladas na represa São Luiz armazenaram mais de um bilhão de litros de água a mais do que tínhamos, e de forma estratégica, também está em desenvolvimento o projeto da nova represa do Ribeirão Alambari. Já temos as prospecções necessárias para começar a construir esse projeto básico e deixar Santa Bárbara, de uma vez por todas, por um bom período de tempo, dentro de uma condição sustentável quanto ao abastecimento público”.

 

Através das equipes técnicas, o DAE segue com os monitoramentos diários nas represas e com as manutenções nas matas ciliares em torno dos mananciais, com serviços de roçagem da vegetação e reflorestamento através de plantios de novas mudas de árvores. Esses locais contam ainda com as fiscalizações que são realizadas pelos agentes do GPA (Grupo de Proteção Ambiental) da Guarda Civil Municipal.

 

Assessoria de Imprensa – DAE SBO

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!