18 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Chuva deixa várias famílias desalojadas na região

Compartilhe essa notícia!

Devido a forte chuva no final da tarde de ontem (27) vários bairros registraram alagamentos nesta madrugada em Nova Odessa e Sumaré.

Foram registrados alagamentos nos bairros São Jorge, Nossa Senhora de Fátima, Jardim Conceição, Jd. Flórida, Vila Azenha e Jd. Fadel, em Nova Odessa; e em Sumaré quatro bairros do município – Jardim Primavera, Jatobá, Picerno e Três Pontes – as ruas viraram rios e a água invadiu as casas.

Nova Odessa

Desde as 2h da madrugada equipes da Defesa Civil de Nova Odessa estão nos locais atendendo a população. Além disso, contam também com ajuda – desde a madrugada – de equipes da Prefeitura (entre secretários, diretores e assessores), do Fundo Social, da Guarda Civil Municipal e da Coden (Companhia de Desenvolvimento).

A Prefeitura de N.O. está com caminhões nos locais auxiliando famílias na retirada de móveis e equipamentos das casas e já colocou à disposição ginásios e escolas para instalação enquanto águas não baixam. Vale destacar que até o momento nenhuma família manifestou desejo de ir a estes locais, preferindo se alojar nas casas de parentes e amigos.

Cerca de 150 imóveis dos bairros São Jorge, Nossa Senhora de Fátima, Jardim Conceição, Jd. Flórida, Vila Azenha e Jd. Fadel, foram invadidos pelas águas do Ribeirão Quilombo, sendo que em cerca de 60 a situação é mais grave, com água invadindo todos os cômodos das casas.

Embora não tenha chovido intensamente em Nova Odessa, o nível do rio subiu rapidamente, o que leva a Administração a crer que trata-se de volume intenso de chuvas nas cabeceiras do rio – e que causam reflexo na cidade – ou algum outro problema em cidades próximas. A Administração já está analisando a situação para que possa se preparar para continuar a atender a população.

O próprio prefeito está, desde a madrugada, auxiliando as equipes e famílias. A primeira dama Andréa Souza também já prepara, junto ao Fundo Social, uma campanha de arrecadação de alimentos, móveis e roupas para serem doadas às famílias atingidas. Quem quiser participar, basta ir ao CAS do Jardim São Jorge  (Rua Florianópolis, 305) para deixar sua contribuição.

 

Sumaré

Em Sumaré a chuva deixou cerca de mil pessoas desalojadas, segundo o Corpo de Bombeiros.

Em quatro bairros do município – Jardim Primavera, Jatobá, Picerno e Três Pontes – as ruas viraram rios e a água invadiu as casas.

No centro, a água chegou a subir nas calçadas e o trânsito ficou caótico.

Por volta das 23h, o Corpo de Bombeiros ainda transportava pessoas para o Centro Esportivo municipal.

A estação de captação de água na Represa do Horto foi inundada e 51 bairros tiveram o abastecimento comprometido.

Na manhã desta segunda-feira, a maioria das famílias tinha voltado para casa. A prefeitura realizava um levantamento mais completo da situação.

 

Campinas

Em Campinas, que fica na mesma região, o temporal causou alagamentos e quedas de árvores.

O Centro de Pesquisas Meteorológicas da Unicamp registrou ventos de até 71,3 km/h. Semáforos deixaram de operar e houve confusão no trânsito

 

Hortolândia

Em Hortolândia, na mesma área, a água encheu as ruas e invadiu casas. Motoristas ficaram ilhados e carros chegaram a ser arrastados pela na correnteza.

Dois reservatórios de água da cidade transbordaram. De acordo com a Defesa Civil, o temporal não deixou vítimas nessas cidades.

 

 

Exame/Prefeitura de N.O./Prefeitura Sumaré

Foto: Divulgação Pref. Sumaré

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!