24Horas Limeira Saúde

Chegada do inverno exige alimentação diferenciada

Mudança da estação pede alimentos que esquentem o corpo e elevem a resistência do organismo

Com a chegada do inverno, naturalmente vem a necessidade de esquentar o corpo e a vontade de ficar mais recolhido. Mas é importante tomar cuidado para não perder a disposição que o dia a dia exige. Uma dica é mudar a alimentação, para evitar o desconforto do frio. Renata Oliveira Cipriano, docente do curso Técnico em Nutrição e Dietética do Senac Limeira, separou algumas orientações saudáveis para ajudar a conservar a temperatura, manter a saúde, sem ingerir muitas calorias e sem abrir mão dos prazeres que a estação proporciona.

De acordo com a especialista, o segredo para um cardápio de inverno balanceado é optar por alimentos que proporcionam calor ao organismo e eleve a resistência.  A sopa de legumes e alho poró com batatas e canja de galinha, por exemplo, são boas alternativas. “Para uma sobremesa nutritiva e rápida, basta aquecer frutas no micro-ondas. Elas ficam saborosas e garantem a ingestão de fibras e vitaminas”, sugere Renata.

Outra sugestão de sopa é a de tomate com manjericão. É saudável e prática de fazer.

 

Sopa de tomate com manjericão

1 colher (sopa) de azeite;

1 cebola média picada;

2 dentes de alho picados;

500g de tomate maduro picado, sem pele e sem semente;

4 xícaras de (chá) de caldo de legumes;

2 colheres de (sopa) de manjericão picado ou desidratado.

Modo de fazer

Aqueça o azeite em uma panela média, junte a cebola e o alho e refogue até que fiquem levemente dourados. Acrescente o tomate picado, o caldo de legumes e deixe ferver. Cozinhe com a panela tampada por cerca de 10 minutos. Acrescente o manjericão e bata no liquidificador até obter um creme homogêneo.

 

Curso na área        

Se você gostou das dicas e quer – aprofundar  os seus conhecimentos na área, o Senac Limeira iniciará uma nova turma do curso Técnico em Nutrição e Dietética, programada para agosto de 2018. No total são 25 vagas, todas provenientes do Programa Senac de Gratuidade. As inscrições serão iniciadas em 4 de junho. Não é preciso ter conhecimento em gastronomia e, durante – o curso , o aluno poderá auxiliar nutricionistas na promoção do – do bem-estar e  da qualidade de vida das pessoas e da coletividade, dentre outras opções.

Renata destaca que a profissão está em plena expansão e sempre proporciona boas oportunidades. “A qualificação oferece trabalho em várias linhas de alimentação, como diet e light, e também atende a uma crescente demanda de pessoas interessadas em controlar obesidade, diabetes, hipertensão e outras doenças, além de promover uma vida mais saudável”.

Para os interessados, as inscrições acontecem no Senac Limeira na Rua Quadros Sobrinho,1, no centro.

 

Serviço:

Senac Limeira

Endereço: Rua Quadros Sobrinho, 1 – Centro

Informações: www.sp.senac.br/limeira

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br