24Horas Santa Bárbara d´Oeste

CEU apresenta “Efêmer@” na próxima sexta em S. Bárbara


Espetáculo premiado foi contemplado pelo ProAc e tem entrada franca

Na próxima sexta-feira (26) o CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) de Santa Bárbara d´Oeste apresenta o espetáculo de dança premiado “Efêmer@” da Cia. Domínio Público. Às 20 horas a população pode prestigiar, gratuitamente, o espetáculo-solo que aborda questionamentos sobre a relação corpo sexualidade, brincando e desconstruindo signos e regras. O evento conta com interação do público no final da apresentação, possibilidade de compartilhar o processo de criação do espetáculo, além de assuntos de temática LGTB. O CEU está localizado na Rua Argeu Egídio dos Santos, 100, no Planalto do Sol II.

Com direção de Holly Cavrell e solo de Leandro Rivieri, o espetáculo expõe pelo movimento da dança, pela palavra na cena teatral e também pela linguagem videográfica as contradições existenciais de um ser humano constrangido pelas convenções e conveniências sociais, mas que simplesmente não pode negar seus impulsos internos que desconhecem as regras de um mundo normativo. Apresentando ao olhar crítico dos espectadores tanto os clichês sedimentados sobre tais gêneros quanto um corpo monstruoso e intrigante que não se encaixa nas categorizações, “Efêmer@” surge como uma pergunta que visa o cerne das convicções, uma imagem que se mostra e se apaga para deixar inquietações.

O processo de criação do espetáculo surgiu como produto da conjunção de elementos decisivos, que partiram de experiências pessoais da diretora Holly Cavrell, que vivia nos Estados Unidos na época de Stonewall e que perdeu, posteriormente, muitos amigos em consequência da Aids nos anos 1980/90, até pesquisas relacionadas à vida e obra de grandes personalidades assumidamente gays, como o cineasta Jack Smith, o bailarino Nijinski, o poeta Rainer Maria Rilke, o escritor brasileiro Caio Fernando Abreu, entre outros.

“Efêmer@” foi contemplado no edital do ProAc (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Estado da Cultura para promoção de manifestações culturais com temática LGBT. O projeto prevê apresentações em 10 cidades paulistas: São Paulo, Guarulhos, Sorocaba, Campinas, Mogi Mirim, São Carlos, Araraquara, Santa Bárbara d`Oeste, São Bernardo e Santo André.

Cia. Domínio Público

A Cia. Domínio Público, criada em 1995 por Holly Cavrell (Prêmio Governador do Estado/2014, na categoria Dança), conceituada bailarina, coreógrafa e professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é um grupo de pesquisa e criação em dança contemporânea, que busca desenvolver e aprofundar novas expressões de linguagem corporal. Desde a sua criação, o grupo produziu 21 espetáculos – cinco deles em repertório – e dois vídeos, com os quais foi premiado em várias mostras, festivais e bienais de dança. Foi também contemplado por diversos editais de incentivo cultural de prefeituras municipais, Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Funarte, SESI, SESC e outras instituições que fomentam projetos culturais e artísticos.

SERVIÇO:

Espetáculo “Efêmer@”
Local: CEU de Santa Bárbara d´Oeste – Rua Argeu Egídio dos Santos, 100, no Planalto do Sol II
Dia 26 de fevereiro, às 20 horas
Entrada gratuita
Mais informações pelo telefone (19) 3458.5868.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br